Reunião orienta assistentes sociais sobre emissão do Cartão Vamu Especial
Iniciativa alinha procedimentos para garantir gratuidade no transporte público a pessoas com deficiência

Assistentes sociais de instituições e secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação participaram, nesta sexta-feira (11), de uma reunião no Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT). A iniciativa visa alinhar a concessão do cartão Vamu Especial. O benefício garante gratuidade no transporte público para pessoas com deficiência e doenças incapacitantes.
Para garantir um atendimento mais eficiente, os profissionais foram orientados sobre a documentação necessária e os procedimentos para solicitação do benefício. “Dessa forma, quem precisa do cartão já chega ao DMTT com todos os documentos em mãos e sabendo exatamente o que é preciso fazer para garantir o direito”, explicou a gerente-técnica de Cadastros Especiais do DMTT, Michelly Amâncio.
“É essencial que a gente saiba exatamente quais são os critérios e como orientar os nossos usuários. Assim, conseguimos dar um suporte mais completo e evitar contratempos na hora de solicitar o cartão”, avaliou a assistente social Lucyleide de Oliveira, que trabalha no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidade Sorriso.
O DMTT reforçou que o Cartão Vamu Especial é destinado de forma exclusiva a pessoas com deficiência ou doenças incapacitantes, devidamente comprovadas, residentes em Maceió, e com renda máxima de até quatro salários mínimos.
O processo de solicitação inclui a apresentação de laudos médicos e documentos específicos. A expectativa é que, com a orientação repassada aos assistentes sociais, o acesso ao benefício seja ainda mais facilitado.
Departamento Municipal de Transportes e Trânsito
Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.