Representantes das concessionárias de ônibus são recebidos pela SMTT para tratar sobre Plano de Metas

Encontro visa fiscalizar o cumprimento dos serviços ofertados pelas empresas

Ascom SMTT 19/10/2022 às 15:16
Representantes das concessionárias de ônibus são recebidos pela SMTT para tratar sobre Plano de Metas
Primeira reunião serviu para orientar sobre os erros das empresas. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT

Nos dias 18 e 19 (terça e quarta-feira), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) recebeu as concessionárias Cidade de Maceió, São Francisco e Real Alagoas para acompanhar os índices do primeiro mês do Plano de Metas, instituído pelo órgão em agosto deste ano. Os resultados efetivos serão contabilizados trimestralmente e estão sendo avaliados os parâmetros de qualidade dos serviços ofertados pelas empresas de ônibus aos maceioenses.

Neste encontro foram contabilizados dados dos indicadores dos serviços, como confiabilidade, através dos atributos de cumprimento de viagens e pontualidade das partidas, segurança e interação, que contam como pontuação à quantidade de reclamações dos usuários, possibilitando um levantamento do que é ou não cumprido pelas empresas e ofertar orientações para melhorias dos serviços.

Os primeiros números apresentados pelos indicadores resultaram em 96% para a Cidade de Maceió, 98% da São Francisco e 100% da Real Alagoas, no cumprimento dos serviços. Após a fiscalização, as empresas que atingirem pontuação inferior a 90%, estarão em descumprimento das metas estabelecidas e serão punidas com, inicialmente, notificações que em caso de reincidência podem levar até a extinção do contrato de prestação de serviço.

A diretora do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), Paula Isanelle, enfatizou que o Plano de Metas é fundamental para acompanhar se estão cumprindo os atributos das viagens realizadas diariamente, afim de garantir solução e qualidade para quem utiliza o transporte público.

"Estamos sempre melhorando o serviço, entendendo as necessidades dos usuários através das demandas que chegam, já que parte dessa nota é ouvi-los para cobrar mensalmente da empresa de forma incisiva, efetiva e extraindo notas trimestralmente. Essa primeira reunião foi importante para que a gente conseguisse alinhar e, inclusive, perceber uma melhoria grande entre a primeira e segunda quinzenas do mês de setembro em todos os atributos", ressaltou Paula.

"Estamos monitorando diariamente a operação nas ruas com a população, para que o serviço melhore a cada dia. Esperamos bastante melhorias com o passar do tempo e que o cidadão maceioense fique cada vez mais satisfeito com o transporte coletivo de Maceió", comentou o gerente de planejamento da Real Alagoas, Francisco Pina.

O gerente geral de operações da Cidade de Maceió, Paulo Sérgio, relatou a importância das metas para a população.

"Cada empresa vai avaliando mensalmente, buscando corrigir qualquer deficiência em termos de qualidade, e isso é bom para o sistema, para o usuário e até mesmo para a própria gestão, porque vai conseguindo trazer transparência da qualidade do serviço que o usuário busca no transporte de Maceió", frisou.

"Todos nós estamos em busca do mesmo objetivo e isso é muito gratificante. Estamos em busca dos ajustes necessários para alcançar as metas, proporcionando uma constante evolução na prestação do serviço e a busca de índices cada vez melhores", ressaltou o gerente de operação da empresa São Francisco, Lucas Lyrio.

Na reunião também foram debatidas sugestões de aprimoramento nas informações das reclamações enviadas pelos usuários para o Whatsapp do Transporte, no número (82) 98134-6858.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.