Profissionais da SMTT passam por capacitação para otimizar a atuação na capital
Agentes participaram de cursos de atualização e também de Instrução e Tática em Primeiros Socorros
Sempre preocupada em qualificar ainda mais os seus profissionais, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió destacou alguns de seus servidores para participarem de cursos de especialização. O objetivo principal é dar aos envolvidos mais condições de lidar com as diversas situações do dia a dia.
"Capacitar os nossos servidores está entre as nossas prioridades. Essas ações são primordiais para dar a todos condições de tratar de forma responsável com situações de todos os tipos, não apenas relacionadas ao trânsito", pontuou o superintendente da SMTT, André Costa.
O titular da pasta enfatizou que todos os profissionais terão essa atenção por parte do órgão municipal. "É uma valorização que vai alcançar a todos. Já executamos esse trabalho em outras ocasiões e a ideia é ir a fundo aqui, na SMTT, prestigiando todos os nossos servidores", destacou.
Uma das atividades ocorreu em São Paulo, nos dias 27 e 28 de maio. Na capital paulista, um assessor de mobilidade e agentes de trânsito participaram de um curso avançado de perícia em sinistros de trânsito, que teve como objetivo atualizar os profissionais na confecção de boletins deste tipo de ocorrência.
O assessor de Mobilidade, Glauco Andrade, falou sobre a participação no curso em São Paulo. "É sempre importante se atualizar para aplicar, cada vez mais, com segurança, o que aprendemos nas nossas ações".
Também participaram da requalificação, os agentes Carlos Moura e Eduardo Marques. "É bom ver que o órgão se preocupa com a melhoria do trabalho focando na requalificação. E trazer essa atenção a todos só empolga ainda mais cada um de nós", ressaltou Carlos Moura.
Primeiros Socorros
Na última sexta-feira (27), os agentes da SMTT Rafael Cabral e Francisco Alves, participaram do Curso de Instrução e Tática em Primeiros Socorros para Segurança Pública.
"A profissão do agente de Trânsito, assim como nas outras profissões, necessita de uma reciclagem constante objetivando o melhoramento profissional. O curso passou conhecimentos que poderão ser utilizados para que possamos oferecer um melhor serviço para a sociedade", comentou o agente Francisco Alves.
A capacitação foi ministrada nas instalações da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS). Foram repassadas noções de atendimento de emergência, além do ensinamento sobre técnicas para ajudar pessoas que estejam sofrendo um sufocamento ou uma parada cardiorrespiratória.
"Aprendemos mais sobre a linguagem usada pelos socorristas, bem como tivemos uma noção de como proceder junto as vítimas de um sinistro no trânsito e até mesmo em urgências no ambiente familiar", disse o profissional.
"Há situações, como em algum sinistro, em que nossos profissionais podem realizar os atendimentos básicos a uma vítima ou até sabendo como proceder ou não. Nossa responsabilidade é com a população como um todo. Temos a especificidade de tratar com o trânsito, mas isso não significa que nossos servidores não sejam capacitados, por exemplo, para realizar ações como primeiros socorros a alguém que esteja precisando", enfatizou o superintendente André Costa.
Departamento Municipal de Transportes e Trânsito
Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.