Prefeitura de Maceió lança campanha para evitar congestionamento na orla marítima

Objetivo da iniciativa é garantir a boa circulação de pessoas na região de grande fluxo

Secom Maceió 27/12/2022 às 17:07
Prefeitura de Maceió lança campanha para evitar congestionamento na orla marítima
Foto: Idalécio Lucas/Ascom SMTT

É verão em Maceió e a cidade está cheia de turistas e de maceioenses querendo curtir as belezas naturais, a cultura e a decoração da orla mais bonita. Diante disto, a Prefeitura está lançando uma campanha para garantir a circulação tranquila nesse local de grande movimento.

O objetivo é conscientizar a população para que substituam o uso de carros pelos táxis, transportes por aplicativos ou transporte público, este que conta com uma das passagens mais baratas de ônibus entre as capitais, uma das iniciativas da atual gestão que beneficia a população ao pagar o valor de R$ 3,35 reais.

Outro compromisso foi a implantação dos validadores dos coletivos que aceitam cartão de crédito e débito. E, claro, não podemos esquecer do Domingo é Livre, que permite os maceioenses andarem por toda a cidade de forma gratuita e guardarem no bolso aquele dinheiro que sempre estava sendo utilizado.

A população ainda conta com o madrugadão. Novo serviço noturno de ônibus que opera das 23h40 às 4h20. Com ele, foram elaborados novos atendimentos para diversos locais, que antes eram desassistidos pelas linhas noturnas, entre eles as avenidas Antônio Gomes de Barros, popularmente conhecida como Amélia Rosa, e a Engenheiro Paulo Brandão Nogueira.

Ao todo 65 novas localidades, entre ruas, avenidas e praças passarão a ser atendidas, em diversos bairros para melhorar os serviços prestados aos maceioenses. Com o programa, houve ampliação de 30,5 km no itinerário atendido.

A prefeitura também disponibilizou uma linha especial de ônibus, o “Free tour Natal Massayó”. Maceioenses e turistas podem percorrer os principais espaços da decoração natalina na orla marítima da capital nos coletivos gratuitos, que são ofertados com o objetivo de proporcionar mais conforto e comodidade para curtir a iluminação natalina. Na primeira semana, foram transportados aproximadamente 18 mil passageiros.

Os ônibus circulam das 18h até às 23h, de segunda a quinta-feira, e de sexta a domingo, o horário é das 18h até meia noite. O serviço seguirá até o dia 6 de janeiro de 2023, e o deslocamento acontece do estacionamento do Jaraguá até a Jatiúca, com a ida e volta por toda a orla com paradas em pontos estratégicos definidos.

Vale ressaltar que a partir desta terça-feira (27) fica proibido, em qualquer horário, o tráfego de veículos de carga e de tração com capacidade máxima acima de cinco toneladas na Avenida Doutor Antônio Gouveia, a partir do cruzamento com a Rua João Camerino e as avenidas Silvio Carlos Viana e Álvaro Otacílio, até o cruzamento com a Avenida Álvaro Calheiros, situadas nos bairros Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

A proibição do tráfego compreende veículos de carga, caminhões-cegonha, tratores de roda, de esteira, misto ou equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplanagem, de construção ou de pavimentação.

A medida tomada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió tem como objetivo melhorar o fluxo de pedestres, transportes coletivos, cargas inferiores a cinco toneladas, serviços, informações e transportes individuais, além de proporcionar mais segurança viária na região.

Entenda - Veículos acima de cinco toneladas ficam proibidos de trafegar em trecho da orla

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.