Plataforma Colidiu, do Departamento de Trânsito, registra sinistros sem vítimas

Sistema permite realizar o procedimento de forma cômoda, segura e gratuita por meio de um aparelho celular

Amanda Cirilo (estagiária) / Ascom DMTT 06/03/2024 às 11:38
Plataforma Colidiu, do Departamento de Trânsito, registra sinistros sem vítimas
Desde sua implementação, em 2023, plataforma já registrou mais de 2 mil sinistros. Foto: Thais Lopes / Ascom DMTT

Para facilitar o registro de acidentes sem vítimas em Maceió, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) implementou a plataforma Colidiu. O sistema garante que o procedimento seja realizado de forma cômoda, segura e gratuita por meio de um aparelho celular pelo colidiu.com.br.

Desde que foi implementado, em janeiro de 2023, 2.400 mil acidentes sem vítimas já foram registrados. A plataforma é intuitiva na hora de registrar a ocorrência. Na ocasião, devem ser colocadas informações do acidente com o registro de fotos e descrições, o local onde ocorreu, dados pessoais e endereços. Caso o acidente possua mais de um envolvido poderá ser feito um acordo e o procedimento pode ser realizado em um único documento obtendo os dados de todos os implicados.

O documento será avaliado por agentes de trânsito. A declaração terá o prazo de até cinco dias úteis para ser emitida. Após a validação, o documento é reconhecido pelos demais órgãos e por seguradoras de veículos, pois será expedido por uma autarquia municipal. Não será necessário comparecer à sede do DMTT para realizar qualquer tipo de autenticação, basta apenas aguardar o resultado ser enviado pelo e-mail cadastrado.

“Essa ferramenta tem ajudado os condutores de veículos que se envolvem em sinistros de trânsito sem vítimas. De maneira mais célere, os condutores conseguem acionar as seguradoras ou ingressar na justiça para reaver os danos causados em seus veículos. É uma plataforma que facilita de forma simples e ágil a vida de todos os condutores”, avaliou o assessor técnico da divisão de estatísticas e sinistros de trânsito do DMTT, Carlos Moura.

Em casos de maior gravidade, a exemplo de acidentes em que os veículos ficam imobilizados e não se movem por meio próprio, somente através de guincho, é necessário solicitar agentes de trânsito ao local para sinalizar a via e auxiliar o cidadão, orientando sobre os procedimentos da declaração eletrônica. Para solicitar a presença de equipes, é necessário entrar em contato pelo número (82) 3312-5340. O serviço funciona 24 horas todos os dias da semana.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.