Pessoas com Fibromialgia têm direito a credenciais de estacionamento e cartão VAMU Especial

Solicitação pode ser feita na sede do DMTT ou nas unidades da Central Já! em dois shoppings centers da capital

Ascom SMTT 12/05/2023 às 17:48
Pessoas com Fibromialgia têm direito a credenciais de estacionamento e cartão VAMU Especial
Credenciais de estacionamento e cartão Vamu Especial podem ser solicitados por pessoas com fibromialgia. Foto: Ascom SMTT

O Dia Mundial de Conscientização da Fibromialgia é comemorado nesta sexta-feira (12). As pessoas com esta enfermidade têm direito a alguns benefícios do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) de Maceió, como as credenciais de estacionamento e o cartão Vamu Especial.

"O cuidado com as pessoas é um preceito da gestão do prefeito JHC e é seguido por suas secretarias. Não seria diferente no DMTT e é com esse pensamento que disponibilizamos as credenciais de estacionamento para as pessoas com fibromialgia", ressaltou o diretor-presidente do DMTT, André Costa.

A primeira credencial de estacionamento para pessoa com fibromialgia foi expedida em setembro de 2021. Desde então, o número cresceu e já são 188. "Estamos prontos para receber todos aqui no DMTT. Nossa intenção é que as pessoas se sintam acolhidas e é isso que cada um traz para as suas atividades diárias. Os fibrimiálgicos precisavam desses serviços e desde a implantação, tivemos uma boa adesão, o que para nós, que trabalhamos com atendimento, é gratificante. Saber que estamos ajudando é realmente especial", pontuou a coordenadora da Divisão de Cadastros do DMTT, Michelly Amâncio.

A auxiliar de cartório, Liliane Soares, é uma das beneficiadas com a credencial de estacionamento especial. Ela destacou a importância do documento em seu dia a dia. "Fica mais prático, pois contando com esse benefício não precisamos andar muito. Às vezes, as vagas ficam distante e como tenho crianças, a credencial facilita ainda mais pra mim", disse.

Outro serviço ofertado para as pessoas com fibromialgia é a expedição do cartão Vamu Especial. "Tenho uma rotina diária em que saio logo cedo para trabalhar e retorno à noite, tempo que aproveito para ficar com meus filhos. Além da credencial, também fiz meu cartão Vamu Especial, que também será de grande ajuda para cumprir meus compromissos", completou Liliane.

Pontos de emissão de credenciais

Para emitir uma credencial de estacionamento em vagas prioritárias, o usuário deve comparecer a um dos postos de atendimento do DMTT e apresentar um documento de identificação com foto, comprovante de residência de Maceió, além de um laudo médico, atestando a fibromialgia.

O serviço de emissão de credenciais de estacionamento é ofertado na sede do DMTT, na Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins. O atendimento é realizado, mediante o agendamento no site https://www.online.maceio.al.gov.br/5/ . É importante que os titulares compareçam no dia marcado.

Nas unidades da Central Já! do Maceió Shopping, em Mangabeiras, e do Parque Shopping, em Cruz das Almas, o agendamento é realizado pelo link: https://agendamento.seplag.al.gov.br/ . No dia útil marcado, o atendimento é feito das 11h às 17h.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.