Pedestres recebem orientações sobre direitos e deveres em ação do Maio Amarelo

Atividade no Terminal do Benedito Bentes teve a participação de fiscais de trânsito e de uma equipe do Sest-Senat

Ascom SMTT 18/05/2023 às 13:10
Pedestres recebem orientações sobre direitos e deveres em ação do Maio Amarelo
Pedestres foram orientados sobre segurança viária. Foto: Ascom SMTT

A equipe de Educação no Trânsito do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) de Maceió realizou mais uma ação em alusão ao Maio Amarelo. A atividade ocorreu na tarde desta quarta-feira (17), no Terminal de Integração do Benedito Bentes, tendo como participantes os pedestres.

A ação tem como foco orientar os pedestres sobre direitos e deveres no trânsito. Foram repassadas orientações sobre a Lei da Parada Segura, o uso do passeio público e o comportamento em ambientes como terminais de ônibus, ruas e avenidas, na travessia de vias, por exemplo.

A assessora de Educação do DMTT, Inês Pessoa, elaborou a estratégia para abordagem e instruções para os pedestres. "Quando se fala em trânsito, pensam automaticamente em veículos e pouco se fala no papel do pedestre. Nisso preparamos a educativa junto à equipe, para conscientizar as pessoas sobre a importância do comportamento seguro, também quando se está a pé", pontuou.

Segundo Inês Pessoa, o trabalho contou com a ajuda do pessoal da fiscalização de transportes, na medida em que os fiscais se revezaram na conversa com as pessoas em cada plataforma, enquanto elas esperavam os ônibus.

"Trazer informações é sempre importante e os pedestres precisam de noções que garantam a sua segurança, uso da faixa para a travessia, obediência às regras e até mesmo o comportamento em uma área como essa, de terminal, onde há uma movimentação intensa de veículos e toda atenção é necessária", ressaltou a fiscal de transportes Janine Gomes.

A auxiliar de serviços gerais, Roberto Pereira, mora no Benedito Bentes e está todos os dias no terminal. "Faço parte do caminho para o trabalho de ônibus e outro pedacinho a pé. Há riscos, caminhando durante esse trecho, pois faço a travessia de ruas onde passam ônibus e muitos carros, daí é importante termos esses momentos, até para reforçar o nosso cuidado", comentou.

A atividade contou com a presença de profissionais do Sest-Senat, parceiro do DMTT na integração de ações do Maio Amarelo. Foram oferecidos serviços de orientação de saúde bucal; práticas saudáveis, cuidados no trânsito e direção defensiva. A Van de prevenção de acidentes também esteve no local.

"As pessoas precisam ter atenção. Trânsito não é só carro e ter cautela é fundamental, observar os dois lados na hora de atravessar, mesmo sendo uma via de mão única, pois pode vir uma bicicleta ou até mesmo algum desavisado na contramão. A gente também faz parte, também somos responsáveis", destacou o técnico em contabilidade, Milton Nunes.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.