Passe Livre Estudantil implantado pela Prefeitura já registrou quase 13 milhões de embarques

Gratuidade atende estudantes de Maceió e também alunos que moram na capital e estudam na Região Metropolitana

Ascom DMTT 23/05/2023 às 10:45
Passe Livre Estudantil implantado pela Prefeitura já registrou quase 13 milhões de embarques
Atualmente, o programa tem 48.100 estudantes ativos. Foto: Evinho Silva / Ascom SMTT

A gratuidade nas passagens de ônibus é uma realidade para estudantes residentes em Maceió. Implantado em setembro de 2021, pela Prefeitura de Maceió, o programa Passe Livre Estudantil já registrou 12.876.371 embarques, número computado até abril deste ano. Atualmente, o programa tem 48.100 estudantes ativos.

“A nossa prioridade é construir uma cidade para todos nós e o Passe Livre faz parte deste contexto, uma conquista histórica para os estudantes. Implantamos de forma pacífica, sem embates e de forma estruturada, depois de tantas lutas que já foram travadas aqui na nossa capital. Esse é um direito social dos estudantes, e faz parte de uma série de iniciativas que a Prefeitura vem tomando para cuidar e trazer oportunidade para os estudantes”, destaca o prefeito JHC.

O benefício atende alunas e alunos de Maceió e também os estudantes que moram na capital, mas estudam em instituições da Região Metropolitana. Carla Graziele é moradora do Benedito e aluna da rede pública em Maceió. Atendida pelo benefício ela conta que com o Passe Livre foi possível ir até a escola e economizar dinheiro.

“Houve um tempo que eu precisei ficar sem estudar por algumas semanas porque eu não tinha como pagar passagem para ir à escola. Graças ao Passe Livre, agora consigo ir estudar”, contou.

Antes da implementação do Passe Livre Estudantil, os estudantes pagavam meia passagem nos ônibus. Após a medida entrar em vigor, a economia mensal chega a R$ 73,70, o que corresponde a R$ 884,40 a menos em passagens utilizados por ano, considerando apenas um estudante por família.

Para o diretor-presidente do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), André Costa, é importante visualizar o aumento no número de adesões e embarques.

“Isso demonstra uma popularização do Passe Livre e que ele tem realmente impactado positivamente a vida das famílias. Com essa implantação, a gestão municipal reforça um pacto em estimular e possibilitar o acesso à Educação. São embarques custeados pela Prefeitura em uma medida que propicia o acesso ao ensino e reduz os gastos das famílias com o deslocamento para os estudantes, gerando economia. É, sem dúvidas, um investimento no futuro dos estudantes e da nossa capital”, pontuou.

Única capital com gratuidade - Maceió é a única capital do Nordeste que possui gratuidade para todos os estudantes. As outras cidades têm um regulamento que explica as particularidades de cada benefício, além de diferentes requisitos para se tornar um beneficiário.

A estudante e moradora de Fortaleza, no Ceará, Yasmin Montenegro conta que o dinheiro que utiliza no transporte público poderia ser usado em alimentação, por exemplo. "Faço cursos e a partir de julho ingresso na universidade. Se tivéssemos uma medida como essa aqui em Fortaleza, seria uma baita economia", disse.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.