Passe Livre Estudantil: Ativação só deverá ser agendada após recadastro referente a 2021

Redação 14/09/2021 às 13:18
Passe Livre Estudantil: Ativação só deverá ser agendada após recadastro referente a 2021

Alunos com o recadastro em dias já podem agendar a ativação nos locais disponíveis

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que, para desfrutar do Passe Livre Estudantil, é preciso ter atualizado o Cartão Bem Legal Escolar no ano de 2021. Dos 50 mil cartões ativos, apenas 16 mil efetuaram o procedimento obrigatório. A partir desta quarta-feira (15), durante os próximos 60 dias, os estudantes estarão isentos das multas por atraso, acrescidas a cada mês. O agendamento para ativação só deverá ser realizado pelos estudantes que estão com o recadastro do bilhete em dia.

Desta forma, os estudantes que não fizeram o recadastro e estão com pendências, precisarão sanar as respectivas situações para desfrutarem do benefício. Para isso, deverão comparecer aos terminais de Cruz das Almas, Eustáquio Gomes ou na sede do Cartão Bem Legal, situada na Rua Buarque de Macedo, no Centro. O serviço é totalmente gratuito, sem ônus para o estudante.

Com o Passe Livre, estudantes poderão realizar 44 embarques mensais gratuitos. Foto: Secom Maceió

Para o recadastro não é necessário nenhum tipo de agendamento, mas é preciso apresentar a documentação habitual, que inclui o formulário de Cadastro/Recadastro 2021 autenticado na instituição de ensino, RG e CPF (originais e cópias) do titular e do responsável legal (no caso de menores de idade), comprovante de residência (original e cópia com, no máximo, três meses de emissão), foto 3×4 colorida e atual, Cartão Bem Legal Estudantil em mãos e, ainda, realizar o pagamento de uma taxa de R$ 7.

Após o recadastro ou cadastro — para aqueles que ainda não utilizam o cartão estudantil —, será feita a ativação para o Passe Livre Estudantil. Para embarcar de forma gratuita, os estudantes precisarão comparecer na sede do Bem Legal, na Divisão de Cadastros (sede da SMTT) ou nos terminais de passageiros da Colina dos Eucaliptos e do Benedito Bentes, mediante agendamento obrigatório por este site para efetuar a ativação do Passe Livre Estudantil. Caso não tenha realizado o agendamento, o titular não será atendido. A gratuidade poderá ser utilizada em até 24 horas, após a ativação.

Estudantes estarão isentos das taxas de atraso pelos próximos 60 dias.

O superintendente da SMTT, André Costa, destaca que é fundamental que os estudantes busquem atualizar a situação para não prejudicar aqueles que estão aptos para ativação do Passe Livre Estudantil.

“Compreendemos que, durante a pandemia, muitos estudantes não realizaram o recadastro. Por isso, as multas referentes ao período que o procedimento não foi realizado não serão cobradas, conforme determinação do prefeito, JHC. Pedimos que os alunos busquem regularizar as pendências para ativar a função do Passe Livre. Infelizmente, pessoas que não estão aptas têm realizado o agendamento. Como não cumprem os requisitos necessários, não poderão ter acesso ao Passe Livre nesse momento”, destacou André.

Superintendente da SMTT, André Costa, participa do lançamento do Passe Livre. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

Sobre o Passe Livre

É um programa instituído pela Prefeitura de Maceió que garante 44 embarques mensais gratuitos. O benefício é voltado para estudantes dos níveis fundamental, médio, técnico e superior de instituições de ensino presenciais da capital. Caso precise realizar mais embarques, poderão ser inseridos conforme já ocorria anteriormente, com o meia passagem, garantida por lei.

Ascom SMTT

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.