Operação de fiscalização da SMTT registra sete condutores sem habilitação e outras infrações em Maceió

13 veículos foram removidos para o pátio do órgão

Ascom SMTT 27/01/2022 às 14:30

Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizaram nesta quarta-feira (26), uma operação que resultou na autuação de motoristas que trafegavam com irregularidades pela capital. A ação, que contou com a participação de 12 agentes, ocorreu nos bairros Mangabeiras, Pontal da Barra e Prado. Cerca de 30 veículos foram abordados para verificação das equipes.

Entre as infrações registradas, dirigir sem o uso cinto de segurança. Foto: Ascom SMTT/Joyce Juliana
Entre as infrações registradas, dirigir sem o uso cinto de segurança. Foto: Ascom SMTT/Joyce Juliana

Do total de autuações, sete foram destinadas a condutores que transitavam com veículos sem possuir a habilitação, prática considerada gravíssima, de acordo com o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro. O valor da multa é multiplicado por 3 vezes, totalizando R$ 880,41. O veículo fica retido até a presença de um condutor devidamente habilitado. Destes, seis veículos já foram liberados.

O órgão esclarece que em casos como este são aplicadas duas multas, uma destinada ao proprietário do veículo e a outra para quem estava dirigindo sem possuir a carteira de motorista.

A SMTT alerta para a importância da conscientização da população sobre esse tipo de conduta, que pode causar acidentes de trânsito, inclusive com riscos de tirar a vida de pessoas inocentes.

As demais irregularidades foram divididas em autuações por conduzir motocicletas sem o capacete, dirigir automóvel sem utilizar o cinto de segurança, itens fundamentais de proteção e de uso obrigatório, além de conduzir veículos com licenciamentos atrasados.

Das autuações, sete foram destinadas a condutores que transitavam com veículos sem possuir a habilitação. Foto: SMTT
Das autuações, sete foram destinadas a condutores que transitavam com veículos sem possuir a habilitação. Foto: SMTT

Ainda durante a fiscalização, as equipes removeram 13 veículos ao depósito da SMTT e dois deles realizavam transporte irregular de passageiros, uma prática que está em desacordo com a legislação, uma infração de natureza gravíssima, de acordo com a legislação de trânsito. O condutor flagrado recebe multa no valor de R$ 293,47 e são acrescidos sete pontos na carteira de motorista.

"Essa operação teve o intuito de combater as irregularidades no trânsito. Em poucas horas de abordagem, pudemos constatar esse número de pessoas dirigindo sem a habilitação. Infelizmente, essa é uma prática comum, que põe em risco a integridade física dos maceioenses. Continuaremos realizando operações para coibir esse tipo de irregularidade e garantir que o trânsito seja cada vez mais seguro”, alertou o diretor de Operações de Mobilidade da SMTT, Ricardo Duarte.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.