Motoristas de táxis participam de treinamento

Permissionários devem fazer a formação, já que é obrigatória pelas Leis de Trânsito Federal e Municipal

Ascom DMTT 14/11/2023 às 17:46
Motoristas de táxis participam de treinamento
Treinamento simula atendimento à pessoa cega. Foto: Victor Vercant/Ascom DMTT

Motoristas e permissionários de táxi de Maceió participaram, na manhã desta terça-feira (14), da aula do curso para taxistas no Sest-Senat. Durante a atividade, os profissionais participaram de uma dinâmica de acessibilidade, colocando-se no lugar de uma pessoa com deficiência visual para que ofereçam o melhor tratamento a esses passageiros.

O curso é realizado pela equipe de Educação do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió. A obrigatoriedade deste curso vem da Lei Federal N° 12.468/2011, resolução 457/2013 do CONTRAN e da Lei Municipal 6.624/2017 que regulamentam as profissões de taxistas e motorista auxiliar.

Durante as aulas são trabalhados temas como motivação, legislação, cidadania, atualização de trânsito e normas de circulação e conduta. Por semana, o DMTT atende por volta de 50 taxistas e motorista auxiliar. Por ano, mais de 1.500 profissionais passam pela atividade formativa.

“Nosso objetivo é levar todas as situações de trânsito para esses condutores, desde as leis de trânsito e todas as situações que levam a sinistros, até a parte do comportamento com os passageiros que serão transportados por eles”, contou Inês Pessoa, coordenadora de Educação para o trânsito do DMTT.

“É uma aula bem inclusiva, tive uma experiência como condutora e tenho a ciência de como tratar da melhor forma meu passageiro. Os problemas de casa não posso levar para o trânsito e como conduzida, me coloquei no lugar de uma pessoa com deficiência visual e vi como precisei confiar naquele condutor e assim serão com as pessoas que vou transportar que vão estar depositando toda confiança em mim”, relatou a taxista, Clara Rúbia.

O curso é oferecido toda terça-feira. Para participar da aula é necessário agendamento prévio pelo link (clique aqui).

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.