Maceió inicia processo participativo para construção do Plano de Mobilidade Urbana

Formulário online estará disponível de 9 a 28 de outubro e marca o início da participação popular na elaboração do PlanMobi

Jéssica Viturino/Ascom Iplam 10/10/2025 às 11:22
Maceió inicia processo participativo para construção do Plano de Mobilidade Urbana
Maceió inicia processo participativo para construção do Plano de Mobilidade Urbana. Foto: Secom Maceió/Arquivo

A Prefeitura de Maceió inicia, nesta quinta-feira (9), o processo participativo para a construção do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMobi). A primeira etapa será realizada por meio de um formulário online, disponível no site planmobi.maceio.al.gov.br, até o dia 28 de outubro, em que a população poderá contribuir com opiniões e sugestões sobre transporte público, mobilidade ativa, acessibilidade, trânsito, infraestrutura e outros aspectos da mobilidade na cidade.

O PlanMobi é uma iniciativa coordenada pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), pelo Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental de Maceió (Iplam) e pela Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Parcerias (Saep), com apoio técnico da Fundação Getulio Vargas (FGV). O plano tem como objetivo compreender as necessidades reais de deslocamento da população maceioense e construir, de forma colaborativa, soluções que tornem a mobilidade mais eficiente, segura e inclusiva.

O processo participativo será desenvolvido em três etapas: uma consulta pública online e duas oficinas participativas presenciais, sendo a primeira voltada a compreender a situação atual da mobilidade em Maceió e a segunda dedicada à construção, junto com a população, de propostas e soluções para o futuro da cidade.

Segundo a diretora executiva de Estratégia e Planejamento Territorial do Iplam, Paula Rangel, as atividades representam uma oportunidade para que os maceioenses contribuam ativamente na construção de um plano que orientará as políticas de mobilidade urbana nos próximos anos.

“Esse é um processo participativo, que tem como principal objetivo ouvir a população, compreender os desafios do deslocamento na cidade e construir, de forma conjunta, soluções que tornem o ir e vir em Maceió mais seguro, eficiente e acessível”, destacou Paula Rangel.

Após o encerramento da fase online, no dia 28 de outubro, o processo participativo continuará com oficinas presenciais, que acontecerão nos dias 29, 30 e 31 de outubro, na Casa da Indústria, a partir das 8h.

Para o diretor-presidente do DMTT, André de Alcântara Costa, a participação popular é fundamental para que o Plano reflita as reais necessidades da cidade.

“O PlanMobi é uma oportunidade de construirmos, junto com a população, um novo olhar sobre a mobilidade em Maceió. Queremos ouvir quem vive a cidade todos os dias, no transporte público, a pé, de bicicleta ou de carro. O Plano precisa ser construído a diversas mãos para que traga soluções efetivas, que melhorem a circulação, ampliem a segurança viária e tornem os deslocamentos mais sustentáveis”, afirmou.

A consulta pública marca o primeiro passo para que Maceió construa um plano integrado, inclusivo e sustentável, voltado à melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida da população. A Prefeitura convida todos os maceioenses a participarem ativamente, compartilhando ideias e sugestões que contribuirão para o futuro da mobilidade na cidade.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Disque DMTT: 118
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 7h às 19h

Para análise de implantação ou modificação de sinalização viária, instalação ou reprogramação de semáforos, demandas de engenharia de tráfego, recursos de multa e abertura de protocolos em geral: [email protected]