Gestão JHC já realizou mais de 15 milhões de embarques com Passe Livre

Mensalmente, a Prefeitura garante 44 embarques gratuitos para as instituições de ensino

Ascom DMTT 04/09/2023 às 13:26
Gestão JHC já realizou mais de 15 milhões de embarques com Passe Livre

Desde que foi implementado pela Prefeitura de Maceió, em setembro de 2021, o Passe Livre é uma iniciativa que contribui com o acesso à educação e com a economia das famílias. Um levantamento do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) apontou que 15,5 milhões de embarques foram contabilizados até julho deste ano.

Atualmente, 57.800 mil estudantes possuem um bilhete ativo e desfrutam do benefício, a exemplo de Ellen Maevy que compartilhou sua experiência com o programa. “Eu comecei a usar o cartão esse ano. Antes eu ia à pé para a escola e depois que eu me mudei o transporte foi uma solução e facilitou minha ida e volta para casa. O benefício de ter as passagens gratuitas é ótimo para quem é estudante e tem que se locomover", contou. Juntos, os estudantes economizaram R$ 26.107.448,80.

Prefeito JHC implantou Passe Livre para estudantes de Maceió. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió.
Prefeito JHC implantou Passe Livre para estudantes de Maceió. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió.

Ao longo de 2022, 8,6 milhões de usos foram registrados. Nos sete primeiros meses de 2023, 5.9 milhões de estudantes embarcaram gratuitamente nos coletivos do transporte público da capital. Um aumento de 46,43% comparando com o mesmo período do ano passado.

“Eu utilizo desde o começo do ano e é uma experiência muito boa. Antigamente eu utilizava o cartão antigo e quando vi as propostas do cartão estudantil, que tem passagens gratuitas, resolvi garantir o meu”, disse o estudante, Douglas Silva.

Todos os meses, 44 embarques mensais gratuitos são disponibilizados para estudantes que residem em Maceió e estão regularmente matriculados nos ensinos fundamental, médio, técnico e superior de instituições públicas e privadas da capital. Além de alunos que moram em Maceió e estudam em outros municípios da região metropolitana.

“O Passe Livre é um investimento no futuro. Ao proporcionarmos que as pessoas possam ir para a escola e voltar para casa gratuitamente, garantimos o acesso às aulas. Sem contar que isso resulta em uma preocupação a menos para os pais que economizam o valor que seria destinado às passagens e podem empregar em outros gastos”, finalizou o diretor-presidente do DMTT, André Costa.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.