Fiscalização da SMTT monitora sanitização de coletivos urbanos

Trabalhos acontecem nos terminais e nas garagens das empresas

Ascom SMTT 10/02/2022 às 12:00
Fiscalização da SMTT monitora sanitização de coletivos urbanos
Higienização dos coletivos acontecem nos terminais e garagens de ônibus. Foto: Joyce Juliana

Para reduzir as chances de contaminação pelo coronavírus, fiscais da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) monitoram o cumprimento das ações de higienização dos coletivos por parte das empresas que operam no Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM). As equipes já percorreram os terminais de Ipioca, Cruz das Almas, Clima Bom e também visitarão outros locais.

Durante a ação, os ônibus foram pulverizados com um desinfetante bactericida que é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo o mesmo que utilizado em unidades hospitalares.

SMTT monitora o cumprimento das medidas por parte das empresas. Foto: Joyce Juliana
SMTT monitora o cumprimento das medidas por parte das empresas. Foto: Joyce Juliana

“Em tempos de pandemia, essa sanitização dos veículos e dos terminais é importante para minimizarmos os riscos aos maceioenses. Diariamente, temos equipes nas ruas fiscalizando a oferta de um serviço de qualidade bem como o cumprimento das medidas de prevenção”, contou o assessor técnico de Transportes da SMTT, Daniel Fontes.

Usuário do transporte público da capital, o auxiliar de serviços gerais, Jonatan Leandro também atua na limpeza dos coletivos. “É muito gratificante desenvolver esse trabalho. Minha mãe e minhas tias usam esses ônibus e eu posso falar pra elas que confiem, porque eu mesmo faço o procedimento e sei que é seguro”, disse.

Apesar da higienização por parte das empresas, os cidadãos possuem papel fundamental e devem adotar as orientações dos órgãos de saúde. José Ferreira, que é pedreiro e usa os coletivos contou já ter presenciado outros passageiros sem a máscara. “Agora mesmo, por exemplo, eu vinha no ônibus e duas senhoras estavam sem proteção. A limpeza desses ônibus é muito importante, já que muita gente utiliza todos os dias e nem sempre está cumprindo os protocolos de segurança não só individuais, mas de todos que usam os ônibus”, pontuou.

De acordo com Aurélio Teixeira, fiscal de Transportes, o trabalho acontece diariamente e as ações de orientações buscam, também, sensibilizar os passageiros. “A gente constata sempre as pessoas relutando em usar máscaras. Muitos pensam que estão livres, mas a pandemia ainda não acabou. Tem que se cuidar cada vez mais”, finalizou.

Outras ações da SMTT

Além dos trabalhos realizados pelas equipes de fiscalização, a SMTT disponibiliza o WhatsApp do Transporte, no número 98134-6858, para receber denúncias de descumprimento das medidas sanitárias e outras reclamações no transporte coletivo. Outra medida adotada pela Superintendência foi o reforço das linhas de ônibus, além da criação de novos itinerários.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.