Estudantes conhecem estrutura do DMTT e gestão da mobilidade urbana de Maceió
Alunos do Ifal conheceram inovações tecnológicas presentes nos principais corredores da cidade
Alunos do curso de Estradas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Maceió, visitaram a sede do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), na manhã desta quarta-feira (29). Os estudantes foram recebidos pela equipe da Diretoria de Engenharia de Tráfego e Mobilidade do DMTT, conheceram as dependências do órgão e como ocorre a gestão da mobilidade urbana na capital alagoana.
No primeiro momento, os 40 alunos receberam explicações sobre o funcionamento do sistema semafórico e do fluxo das principais avenidas e ruas da cidade. A fala foi do diretor de engenharia do DMTT, Luciano Martins. "Um importante momento de interação entre a Diretoria de Engenharia com a academia, que resulta na quebra de paradigmas ao ser apresentado o funcionamento por trás do planejamento e da execução dos serviços desenvolvidos pelo órgão", ressaltou Luciano.
O diretor-presidente, André Costa, explicou sobre o trabalho realizado no órgão e destacou inovações como a instalação dos semáforos inteligentes, que já estão presentes nas avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima e Comendador Gustavo Paiva, além da entrada do Pontal da Barra.
"É sempre importante receber visitas de estudantes aqui no DMTT. Hoje, o grupo de alunos do Ifal pode tirar suas dúvidas sobre como acontece o nosso planejamento e o que temos de inovação dentro do sistema de mobilidade de Maceió. É gratificante ver a interação dos alunos e esperamos que tenha sido um momento proveitoso para todos, como foi para nós", pontuou André.
No segundo momento, a turma foi dividida em duas e enquanto uma parte recebia instruções e tirava dúvidas com a Diretoria de Engenharia de Tráfego e Mobilidade, outra seguiu para o Núcleo de Operação Integrada e conheceu o Centro de Controle Operacional.
"Eu amei a experiência. Foram vários conhecimentos que vão me ajudar no meu curso. Um deles foi saber como funcionam os semáforos, como a DMTT trabalha no trânsito e saber que tudo acontece em tempo real, onde se tem até a possibilidade de resolver algum problema da central mesmo ou mandar alguma equipe para o local", destacou Vitória Natália, aluna do 2º ano de Estradas.
Já Lavínya César, também aluna do 2º ano, descreveu como foi a visita técnica. "Descobrimos muito sobre o funcionamento de muitas coisas. Me impressionou bastante os avanços dos semáforos, por exemplo. Os profissionais super dedicados, que se preocupam com as melhorias da cidade, e nos receberam muito bem. A experiência acrescenta muito no nosso aprendizado. Espero voltar mais vezes e fico agradecida pela oportunidade", pontuou.
O professor Gregory Aguiar considerou importante trazer os estudantes ao DMTT. Para o docente, "a visita foi de grande valia para o processo educacional dos alunos, pois muito do que se é apresentado em sala de aula, de forma teórica, hoje eles puderam ver na prática. Foi apresentado também o uso de novas tecnologias e como o município de Maceió não deve nada a outras cidades no quesito de tecnologias para melhoria da mobilidade urbana. Eu, em nome do Ifal, agradeço essa parceria de sucesso entre a nós e a DMTT e a Prefeitura de Maceió", destacou.
"As portas do DMTT estão sempre abertas às instituições de ensino. É muito bom termos essas troca de experiências com professores e com os alunos. Importante para que esses estudantes, que representam o futuro, tenham conhecimento das nossas ações e atividades. Que venham mais momentos como esse", disse André Costa.
Departamento Municipal de Transportes e Trânsito
Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.