Estudantes conhecem estrutura do DMTT e gestão da mobilidade urbana de Maceió

Alunos do Ifal conheceram inovações tecnológicas presentes nos principais corredores da cidade

Ascom DMTT 29/11/2023 às 16:40
Estudantes conhecem estrutura do DMTT e gestão da mobilidade urbana de Maceió
Visita de estudantes ao DMTT. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom DMTT

Alunos do curso de Estradas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Maceió, visitaram a sede do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), na manhã desta quarta-feira (29). Os estudantes foram recebidos pela equipe da Diretoria de Engenharia de Tráfego e Mobilidade do DMTT, conheceram as dependências do órgão e como ocorre a gestão da mobilidade urbana na capital alagoana.

No primeiro momento, os 40 alunos receberam explicações sobre o funcionamento do sistema semafórico e do fluxo das principais avenidas e ruas da cidade. A fala foi do diretor de engenharia do DMTT, Luciano Martins. "Um importante momento de interação entre a Diretoria de Engenharia com a academia, que resulta na quebra de paradigmas ao ser apresentado o funcionamento por trás do planejamento e da execução dos serviços desenvolvidos pelo órgão", ressaltou Luciano.

O diretor-presidente, André Costa, explicou sobre o trabalho realizado no órgão e destacou inovações como a instalação dos semáforos inteligentes, que já estão presentes nas avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima e Comendador Gustavo Paiva, além da entrada do Pontal da Barra.

"É sempre importante receber visitas de estudantes aqui no DMTT. Hoje, o grupo de alunos do Ifal pode tirar suas dúvidas sobre como acontece o nosso planejamento e o que temos de inovação dentro do sistema de mobilidade de Maceió. É gratificante ver a interação dos alunos e esperamos que tenha sido um momento proveitoso para todos, como foi para nós", pontuou André.

No segundo momento, a turma foi dividida em duas e enquanto uma parte recebia instruções e tirava dúvidas com a Diretoria de Engenharia de Tráfego e Mobilidade, outra seguiu para o Núcleo de Operação Integrada e conheceu o Centro de Controle Operacional.

"Eu amei a experiência. Foram vários conhecimentos que vão me ajudar no meu curso. Um deles foi saber como funcionam os semáforos, como a DMTT trabalha no trânsito e saber que tudo acontece em tempo real, onde se tem até a possibilidade de resolver algum problema da central mesmo ou mandar alguma equipe para o local", destacou Vitória Natália, aluna do 2º ano de Estradas.

Já Lavínya César, também aluna do 2º ano, descreveu como foi a visita técnica. "Descobrimos muito sobre o funcionamento de muitas coisas. Me impressionou bastante os avanços dos semáforos, por exemplo. Os profissionais super dedicados, que se preocupam com as melhorias da cidade, e nos receberam muito bem. A experiência acrescenta muito no nosso aprendizado. Espero voltar mais vezes e fico agradecida pela oportunidade", pontuou.

O professor Gregory Aguiar considerou importante trazer os estudantes ao DMTT. Para o docente, "a visita foi de grande valia para o processo educacional dos alunos, pois muito do que se é apresentado em sala de aula, de forma teórica, hoje eles puderam ver na prática. Foi apresentado também o uso de novas tecnologias e como o município de Maceió não deve nada a outras cidades no quesito de tecnologias para melhoria da mobilidade urbana. Eu, em nome do Ifal, agradeço essa parceria de sucesso entre a nós e a DMTT e a Prefeitura de Maceió", destacou.

"As portas do DMTT estão sempre abertas às instituições de ensino. É muito bom termos essas troca de experiências com professores e com os alunos. Importante para que esses estudantes, que representam o futuro, tenham conhecimento das nossas ações e atividades. Que venham mais momentos como esse", disse André Costa.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.