Equipe de educação do DMTT realiza ação educativa para motociclistas

Trabalho dos educadores tem como objetivo orientar os condutores sobre segurança viária e práticas corretas no trânsito

Amanda Cirilo (estagiária)/Ascom DMTT 07/03/2024 às 14:50
Equipe de educação do DMTT realiza ação educativa para motociclistas
Ação orienta motociclistas sobre segurança no trânsito. Foto: Amanda Cirilo (estagiária)/Ascom DMTT

Na manhã desta quinta-feira (7), a equipe de Educação do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió realizou uma ação para motociclistas em alusão à segurança viária e redução de acidentes.

A atividade educativa ocorreu no estacionamento de um supermercado localizado na Avenida Cleto Campelo, no Jacintinho, em parceria com Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST-SENAT).

A ação foi executada no período da manhã e na oportunidade os educadores do DMTT abordaram motociclistas que trafegavam pela região, para alertá-los sobre erros diários que muitos condutores acabam praticando no trânsito. Na ocasião, foram repassados alertas sobre o uso correto dos equipamentos de segurança, a importância de obedecer a sinalização de trânsito, o excesso de velocidade, manutenção do veículo e os perigos de realizar ultrapassagens indevidas.

Jefferson da Silva, montador de móveis, estava trafegando pela região quando foi abordado pela equipe para participar da ação educativa “A realização dessas ações é importante para evitar futuros acidentes e conscientizar todos os motoristas. Já faz 13 anos que eu utilizo a moto para trabalhar e sempre tive cuidado ao pilotar. Recentemente, há uns dois meses sofri um acidente, porém por erro do outro condutor que não respeitou a sinalização”, concluiu.

Além das abordagens educativas, foram entregues panfletos informativos sobre dicas de segurança para os condutores. O intuito da ação é reforçar o trabalho com este público que representa um elevado número de acidentes no trânsito, levando para eles orientações sobre os cinco erros mais cometidos pelos motociclistas de Maceió com base na estatística do DMTT.

“É interessante a realização desta ação para conscientizar. Com a correria do dia a dia, muitas regras de trânsito acabam passando despercebidas. E com a realização dessas ações somos sempre lembrados para evitar acidentes”, disse o vendedor, Almir Manoel que também participou da ação.

Além da equipe de educação do DMTT e o setor de prevenção de acidentes do SEST-SENAT, esteve presente também uma equipe técnica especializada em motocicletas para analisar os equipamentos dos condutores que participaram da ação.

“Nosso objetivo é estar sempre relembrando aos condutores o perigo que um simples erro pode ocasionar. Através dessas ações podemos ter um contato melhor com o condutor para assim orientá-lo da forma devida”, disse a coordenadora-técnica de Educação para o Trânsito do DMTT, Inês Pessoa.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.