Em um ano de Passe Livre, embarques lotariam quase 5,5 mil teatros Gustavo Leite

Benefício é ofertado à modalidade Escolar do Cartão Vamu

Ascom SMTT 30/09/2022 às 09:54
Em um ano de Passe Livre, embarques lotariam quase 5,5 mil teatros Gustavo Leite
Embarque gratuito é garantido nos coletivos do transporte coletivo em Maceió. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT

Para garantir o deslocamento dos estudantes às instituições de ensino e a volta para casa, a Prefeitura lançou o Passe Livre Estudantil na capital. No primeiro ano do benefício, foram contabilizados 6.547.282 milhões de embarques. Com o benefício, os estudantes dos níveis fundamentais, médio, técnico e superior na modalidade presencial, além da pós- graduação, dispõem de 44 embarques mensais para se deslocarem às suas instituições de ensino.

Se cada embarque representasse um indivíduo, daria para lotar 5.456 teatros Gustavo Leite. O equipamento cultural possui capacidade de público de 1.200 pessoas sentadas na plateia e no mezanino. Recentemente, o embarque gratuito nos coletivos do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) também foi ampliado para os estudantes residentes em Maceió que estudam em instituições de ensino da Região Metropolitana de Maceió, que inclui os alunos dos campus Satuba, Rio Largo e Marechal do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), por exemplo.

Estudante falou economia gerada com o Passe Livre. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT
Estudante falou economia gerada com o Passe Livre. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT

"É muito legal, pois não preciso fazer o gasto do dinheiro para me deslocar à escola. Uma política pública governamental que possibilita que os estudantes economizem a renda com passagem. Daí meus pais utilizam esse dinheiro economizado para pagar as contas de casa, como a água e a energia, por exemplo”, explicou Kauã Gabriel, estudante do 8º ano do ensino fundamental.

Outro dado apontado pelo levantamento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió é que no primeiro mês do benefício, foram 57.203 usos pelos estudantes. Já em agosto de 2022, o número subiu para 950.130 mil embarques foram realizados. Um crescimento 1.560%.

Famílias passaram a economizar com pagamento de tarifa. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT
Famílias passaram a economizar com pagamento de tarifa. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT

Estudante do 3º ano, José Henrique, precisou se mudar do Bebedouro para o Benedito Bentes devido ao afundamento dos solos.

“Alguns alunos se mudaram, foram para longe e permaneceram nas mesmas escolas. Outros desistiram até de estudar devido a problemas de transportes. Para mim, pagar passagem para estudar ia ser difícil. Então, o Passe Livre foi algo realmente necessário. Não é todo dia que eu teria condições de ir para a escola. Sem contar que não sou só eu que anda de ônibus”, contou.

O prefeito de Maceió, JHC, classificou a iniciativa como um marco da gestão. “Apreciar esses dados de embarques nos mostra que o Passe Livre é uma política pública que, realmente, faz a diferença na vida das famílias da capital. Nosso intuito é oportunizar que os estudantes maceioenses tenham a garantia de se deslocar para as instituições de ensino, sem comprometer a renda das famílias. A Educação é uma área que nossa gestão enxerga como estratégica para mudar a nossa realidade e oferecer autonomia para as pessoas”, pontuou o gestor.

Passe Livre disponibiliza 44 embarques gratuitos por mês. Foto: Idalécio Lucas/Ascom SMTT
Passe Livre disponibiliza 44 embarques gratuitos por mês. Foto: Idalécio Lucas/Ascom SMTT

Para adquirir um cartão Vamu Escolar, o estudante ou o responsável deve comparecer presencialmente na sede do Vamu Mobilidade, localizada na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro (vizinho ao Sebrae) ou no terminal do Benedito Bentes, com as originais e cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado em até três meses, ficha de cadastro preenchida, carimbada e assinada pela instituição de ensino, uma foto 3×4, colorida e atual e o pagamento de taxa no valor de R$14,00, além de multa por emissão fora do prazo de recadastro (R$ 7,00) por cada mês.

Superintendente reforçou a importância da política pública. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT
Superintendente reforçou a importância da política pública. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT

“Diariamente, nossas equipes seguem estudando medidas que tornem o transporte público mais moderno e atrativo. A gratuidade para estudantes demonstra um compromisso da gestão em desenvolver pessoas, e consideramos que a Educação é o caminho para transformar vidas. Com essa medida, as famílias deixam de se preocupar com o pagamento de tarifas e podem investir o valor economizado em outras prioridades do dia a dia”, finalizou o titular da SMTT, André Costa.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.