Em seis meses, nova linha de ônibus otimiza transporte de 650 mil maceioenses

Redação 30/09/2021 às 11:58
Em seis meses, nova linha de ônibus otimiza transporte de 650 mil maceioenses

Usuários destacam celeridade no deslocamento entre as partes alta e baixa da capital

A linha 601 – Benedito Bentes/Jatiúca (Ecovia Norte) iniciou as operações em março desde ano e, desde então, vem beneficiando, principalmente, os maceioenses que moram na parte alta de Maceió. Um levantamento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) apontou que, nos primeiros seis meses do novo itinerário, cerca de 650 mil embarques foram realizados. A quantidade equivale a, aproximadamente 44 estádios Rei Pelé lotados em dias de clássico, já que o estádio tem capacidade de receber 15 mil torcedores.

Antes, para realizar o mesmo trajeto, havia a opção da linha 048 – Benedito/Centro (via Josefa de Melo), que vai pela Via Expressa, que, geralmente, apresenta congestionamento. Com a nova linha, quem precisa se deslocar do Benedito Bentes para a parte baixa economiza, agora, 2h em cada viagem.

650 mil embarques foram contabilizados nos seis primeiros meses de operação da linha. Foto: Ascom SMTT

O prefeito de Maceió, JHC, comemora os números e reforça que a adesão da população demonstra o sucesso da implantação da nova linha.

“Essa linha vem para melhorar a vida da população que circula diariamente nos ônibus da nossa capital, especialmente os moradores do Benedito Bentes. Em seis meses, já transportamos mais de 600 mil pessoas, que antes tinham dificuldades em se locomover para outras regiões de Maceió. Esse era um compromisso com a comunidade que agora conta com ônibus de forma mais acessível. Vamos continuar trabalhando para garantir ainda mais melhorias para o transporte público da nossa capital”, garantiu o gestor.

Maria José utiliza a linha diarimaente e destaca a agilidade no deslocamento. Foto: Ascom SMTT

Maria José, que mora no Benedito Bentes e trabalha como garçonete em Cruz das Almas, utiliza os coletivos da linha diariamente destacou a agilidade no deslocamento. “A linha é ótima, todo dia eu pego para ir trabalhar. As viagens são bem rápidas e não têm engarrafamentos, sem contar que os ônibus saem do terminal num intervalo curto, no horário que eu costumo pegar”, elogiou.

Jaline Fernandes destaca que a linha 601 é a que melhor atende às suas necessidades. Foto: Ascom SMTT

O Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) tem elaborado estratégias para oferecer mais conforto aos usuários. No dia (11) deste mês, a linha teve o itinerário de volta modificado. A alteração reduziu o trajeto mais ainda, agora em, aproximadamente, 17 minutos.

Jaline Fernandes, que pega o ônibus no Terminal do Benedito Bentes, reforça os elogios sobre o itinerário da linha. “Moro em Maceió há três meses, pego, todos os dias, esse coletivo para voltar para casa e a viagem é bem rápida, sem contar que os ônibus não demoram para passar. Isso otimizou muito meu tempo, pois agora posso aproveitá-lo em outras atividades”, discorreu a enfermeira.

Para o superintendente da SMTT, André Costa, a linha representa mais que uma opção de deslocamento, ela transformou a vida dos moradores do Benedito Bentes. “Essa linha representa um marco para a mobilidade dos moradores do Biu. A medida foi articulada para dar maior celeridade para o trajeto dos cidadãos, que, antes, precisavam percorrer mais de duas horas pela cidade para chegar até a Jatiúca”, finalizou.

Foto: Ascom SMTT

Percurso da Linha

Nos dias úteis, os coletivos realizam 88 viagens, já aos sábados e domingos, são 51 e 24, respectivamente. Partindo do Terminal Integrado do Benedito Bentes, os ônibus acessam a Avenida Norma Pimentel da Costa, sentido à Avenida Benedito Bentes. Após esse ponto, seguem até a Ecovia Norte. Em seguida, pela AL 101 Norte e avenidas Comendador Gustavo Paiva, Doutor Júlio Marques Luz, Doutor Antônio Gomes de Barros (Amélia Rosa) e Álvaro Otacílio.

Já na volta, partindo da Avenida Álvaro Otacílio, os coletivos seguem pelas Avenidas João Davino e Comendador Gustavo Paiva. Depois, acessam a rodovia AL-101 Norte, por onde acessam a Ecovia Norte. No Benedito Bentes, circulam pelas ruas e avenidas do bairro, até finalizar o trajeto no Terminal.

Ascom SMTT

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.