Em 4 anos, Prefeitura amplia e revitaliza abrigos e paradas de ônibus da capital

Redação 10/12/2020 às 12:55
Em 4 anos, Prefeitura amplia e revitaliza abrigos e paradas de ônibus da capital

Melhorias nos equipamentos proporcionam maior comodidade durante a espera pelo embarque nos coletivos urbanos

Prefeitura instala abrigo de ônibus de médio porte na Avenida Tomás Espíndola, no bairro Farol. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Com o intuito de proporcionar maior segurança, conforto, comodidade e acessibilidade aos passageiros do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), a Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), avançou, nos últimos anos, com os serviços de implantação e requalificação dos abrigos de ônibus e pontos de paradas da capital. Novos equipamentos de pequeno, médio e grande porte foram entregues à população e diversos outros tiveram as suas estruturas devidamente revitalizadas.

Abrigo de ônibus foram instalados em diversos bairro de Maceió. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

Os abrigos de pequeno porte foram instalados em vários bairros de Maceió, a exemplo da Serraria, Cruz das Almas, Benedito Bentes, Gruta de Lourdes e Jatiúca. As estruturas são confeccionadas com a coberta de policarbonato com proteção ultravioleta (UV), que possibilitam o bloqueio de raios solares prejudiciais à saúde. Além disso, os espaços dispõem de quatro assentos, um painel luminoso para clarear o ambiente e uma vaga exclusiva destinada a cadeirantes.

Abrigos de ônibus de médio e grande porte foram insalados nas partes alta e baixa da capital. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Já em locais com maior movimentação de passageiros do SIMM, foram instalados abrigos de médio ou grande porte, a exemplo das estruturas localizadas nas Avenidas Tomás Espíndola e Fernandes Lima, no Farol, na Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins, na Avenida Cachoeira do Meirim, no Benedito Bentes, e na Av. Gustavo Paiva, em Cruz das Almas.

Prefeitura implantou abrigos de ônibus sustentáveis em Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Durante a gestão do prefeito Rui Palmeira, abrigos sustentáveis também foram implantados para comportar os usuários do transporte urbano de Maceió. Confeccionados em madeira de eucalipto reflorestado, esses equipamentos são mais resistentes às ações da maresia, contam com painéis luminosos para iluminar o ambiente e possuem cobertas com telhas fabricadas a partir de fibras vegetais recicladas e impermeabilizadas. Além das melhorias estruturais, as paradas de ônibus também receberam novas placas de sinalização indicando os pontos de parada para o embarque e desembarque e passageiros.

Ascom SMTT

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.