Educação é ferramenta do DMTT na busca pela redução de acidentes

Trabalho visa à conscientização de condutores e prepara as crianças para o bom convívio no trânsito

Ascom DMTT 11/09/2023 às 16:14
Educação é ferramenta do DMTT na busca pela redução de acidentes
Equipes de Educação no Trânsito desenvolvem atividades em empresas e escolas, além de abordagens corpo a corpo nas ruas e avenidas. Foto: Evinho Silva/Ascom DMTT

O cuidado com as pessoas é o maior objetivo do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió. Para garantir a segurança viária para pedestres e condutores, o órgão tem como grande ferramenta o trabalho executado pela equipe de Educação no Trânsito, que vai desde atividades em empresas e escolas, até a abordagem corpo a corpo, diretamente nas ruas e avenidas da capital.

"Temos uma equipe de educação dedicada, profissionais que se dedicam ao trabalho de conscientização, de mostrar aos motoristas, motociclistas, ciclistas e também pedestres a melhor forma de conviver harmoniosamente no trânsito", destacou o diretor-presidente do DMTT, André Costa.

As ações educativas são executadas em empresas, onde profissionais que atuam com entregas, atividades que pedem agilidade e serviços de atendimento recebem instruções de como se portar de forma segura nas vias da cidade.

Inês Pessoa, assessora de Educação no Trânsito do órgão, falou sobre o trabalho. "Sabemos que, em muitas vezes, quem trabalha trafegando pela cidade encara um serviço que requer agilidade. Nesse ponto, nossa missão é conscientizar os profissionais que ser imprudente pode lhes custar a vida. Sinistros de trânsito tiram muito mais que bens materiais. Isso eles precisam entender. Entender também que o respeito ao próximo é fundamental e que só respeitando as pessoas terão um convívio melhor", destaca.

"Não é um trabalho simples. As pessoas precisam assimilar e colocar aquilo que receberam como regra para a vida", ressaltou Aldinete Dantas, educadora de Trânsito do DMTT.

Nas escolas, os profissionais da autarquia municipal buscam passar às crianças e adolescentes as instruções básicas sobre leis e sinalização. Nas instituições de ensino, as ações contam com palestras, teatro, atividades lúdicas e circuito de trânsito, onde os alunos podem vivenciar um pouco do que é a vida nas ruas da cidade.

"Aqui é onde plantamos a semente para condutores e pedestres responsáveis, que pensem em suas ações, respeitem a velocidade das vias e as sinalizações. É o começo, é onde sentimos que algo será repassado para pais e mães, irmãos mais velhos", enfatizou Inês Pessoa.

Motocicletas

Segundo maior envolvido em acidentes, o motociclista está entre os focos da Educação no Trânsito. De janeiro a agosto deste ano, foram registrados 352 acidentes com a presença de motocicletas em Maceió, um número 29,8% maior que no mesmo período de 2022, quando foram 271 sinistros com motos.

Para combater esse tipo de acidentes, o DMTT realiza ações constantes com motociclistas em pontos da cidade como na Avenida Fernandes Lima, mais precisamente na alça do Ibama. Na ocasião, os educadores abordam os condutores e orientam sobre o uso correto dos equipamentos de segurança, comportamento em vias de grande movimentação, por exemplo. Também são feitas atividades em empresas, com o foco para os trabalhadores que atuam com entregas.

"Nosso ponto é sempre bom chegar aos colaboradores das empresas e deixá-los cientes de que não é somente fazer aquela entrega ou pegar aquele documento, mas sair de casa e voltar com segurança, para reencontrar seus familiares", Pontuou Inês.

Automóveis

Sinistros envolvendo carros seguem como os mais registrados. Entre janeiro e agosto de 2022, foram registrados 500 acidentes com carros envolvidos. O número subiu para 580 em 2023, um aumento de 16%.

No caso dos carros, o DMTT também segue para o contexto de conscientização e educação. As ações são educativas com o objetivo de se fazer respeitar os demais condutores e pedestres, às leis de trânsito, a velocidade máxima das vias, entre outros pontos. Entre as medidas, além das ações educativas, está a instalação dos controladores de velocidade educativos. Atualmente, são seis equipamentos instalados em pontos diferentes da cidade, escolhidos a partir de analise do fluxo de veículos e pedestres.

O diretor-presidente do DMTT, André Costa, destacou ainda que "cada medida executada, seja ela de fiscalização ou alterações em vias, como os controladores de velocidade educativos e até mesmo a implantação de elastoplásticos na Avenida Menino Marcelo tem um só objetivo, garantir que vidas sejam preservadas", colocou o titular do órgão municipal.

Nas ações de educação, os motoristas recebem orientações sobre o uso do cinto de segurança, inclusive para os passageiros, o não uso do telefone ao volante, o não consumo de bebidas alcoólicas se estiver ao volante ou se for dirigir. "Todas medidas para que todos possam sair e voltar para seus lares seguros", finalizou Inês Pessoa.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.