DMTT realiza pit stop em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Campanha foi idealizada para potencializar a participação feminina no trânsito

Késya Holanda (estagiária)/Ascom DMTT 08/03/2024 às 15:30
DMTT realiza pit stop em alusão ao Dia Internacional da Mulher
Ação orienta condutoras em práticas seguras. Foto: Educação DMTT

Em homenagem às mulheres maceioenses, técnicos de Educação do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) realizaram um pit stop educativo. Durante a manhã desta sexta-feira (8), a equipe abordou condutoras, pedestres e passageiras em frente à sede do órgão, situada no Tabuleiro do Martins.

Com o tema “Mulher no Volante, Segurança Constante”, a ação foi idealizada para conscientizar e promover a inclusão feminina no trânsito, orientando as condutoras em práticas seguras e atribuindo a elas seu mérito no volante, apesar dos estereótipos acerca do tema. Na ocasião, além de dicas, foram distribuídos brindes.

A condutora Glaise Vilela conta que tirou a CNH em 1998 e nunca se importou muito com os comentários sobre sua direção. “Eu dirijo carro e piloto moto. Antes das pessoas andarem comigo, sempre têm uma impressão negativa, mas depois dizem ‘você é arretada mesmo’. Depois da viagem, os comentários são bem diferentes. Por isso, eu lido bem com isso, eu provo no volante ou no guidão”, contou.

Cada dia mais, as mulheres vêm marcando presença no trânsito. Quédma Soares, vendedora de uma concessionária, foi abordada durante a ação e contou que sempre notou uma maior concentração masculina, principalmente nas motocicletas, mas que esse cenário está mudando. “As meninas estão começando a se despertar também para esse mundo de duas rodas”, disse.

Durante a ação, os educadores distribuíram cartões com doces, garrafinhas de água e mochilas personalizadas para as mulheres abordadas. As noções básicas de trânsito, desde pedestres a condutoras, cooperam para a segurança viária e um trânsito mais humanizado.

“A mulher alcançou espaços que antes não tinha, tanto na vida social, na parte do trabalho, faculdade. Então, todos os dias ela está no trânsito, indo para o trabalho, indo para a faculdade, indo para a escola, levando seus filhos na escola. Todos os dias elas estão envolvidas no trânsito. Nada melhor do que homenageá-las neste dia tão especial, lembrando da importância dela”, concluiu Inês Pessoa, coordenadora-técnica de Educação para o Trânsito do DMTT.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.