DMTT realiza evento em homenagem ao mês das mães

A celebração contou com palestras e sorteio de brindes para as participantes

Ascom DMTT 19/05/2023 às 15:30
DMTT realiza evento em homenagem ao mês das mães
Evento marca mês das mães. Foto: Evinho Silva (Ascom DMTT)

Um evento comemorativo em alusão ao mês das mães foi realizado nesta sexta-feira (19), no Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió. Com o tema “A importância do autocuidado na maternidade”, a atividade contou com palestras, coffee break, sorteios e o compartilhamento de histórias vividas pelas mães presentes.

A ação foi iniciada com uma homenagem conduzida pelos agentes de trânsito Eduardo Freire e Samuel Ramalho; que com música e poesia trouxeram emoção para festividade.

“Agradeço a oportunidade de prestar uma homenagem para essas mulheres tão especiais que atuam todos os dias no DMTT; algumas como agentes de trânsito e outras com funções diversas. Mas, todas com a bela missão de desenvolver seus trabalhos com maestria; além da rotina delas com seus filhos. Parabenizo a todas essas mulheres”, disse Samuel Ramalho.

O diretor-presidente do DMTT, André Costa, na saudação para as participantes, destacou a importância da maternidade em todas as esferas da sociedade. “As mães estão presentes em nossas vidas em todos os momentos. O DMTT preparou esse evento com todo carinho e dedicação como uma forma de retribuir a toda dedicação, cuidado, amor e força que apenas uma mãe é capaz de conceder”, disse.

Também anunciou a formação de uma comissão que revisará a minuta de portaria que irá regulamentar a jornada de trabalho gestantes, lactantes e mães com filhos de até 2 anos de idade. O documento será finalizado com a participação de servidoras do DMTT, com o objetivo de conciliar da melhor forma a atividade profissional e maternidade, com o amparo legal da autarquia municipal.

A programação contou com a participação das psicólogas que atuam na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), Verônica Serpa e Rafaelle  Arruda, com uma manhã comemorativa para demonstrar a importância do papel materno, e também o quanto é fundamental que as mulheres estejam atentas ao seu lugar na sociedade, como seres que precisam do autocuidado.

A psicóloga Verônica Serpa, uma das palestrantes, ressaltou a importância de momentos como esse na vida das mães. “Trazer para as mães essa necessidade do autocuidado é uma coisa de suma importância. A mulher possui vários papéis: ser mãe, filha, mulher e trabalhadora. Então, acaba que a maioria das mães se cobram e carregam a culpa por crer que não estão dando o seu melhor. Momentos como esse são importantes para que essas mulheres não se esqueçam de se enxergar, de olhar para si mesma com um olhar mais empático”, concluiu.

A ação proporcionou para as mães momentos reflexivos, emocionantes e uma roda de conversa sobre as diferentes experiências de transição de mulheres para mães. A agente de Trânsito Juliana Lopes participou dessa troca de experiências e compartilhou seus anseios, desejos e vontades com as outras mães. “Momentos como esse me fazem relembrar muita coisa. Ter tido essa troca de experiências me acalentou tanto como mãe e como mulher, por saber que dúvidas e medos que tive e ainda tenho são coisas que eu partilho com outras mães. O DMTT está de parabéns, por ter realizado um evento desses”, relatou.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.