DMTT realiza ação educativa sobre funcionamento de novo contorno de quadra na Ponta Verde

Mudança começa a valer a partir da próxima quinta-feira (3)

Ascom DMTT 01/08/2023 às 16:31
DMTT realiza ação educativa sobre funcionamento de novo contorno de quadra na Ponta Verde
Motoristas são orientados sobre novo contorno de quadra na Ponta Verde. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom DMTT

A equipe de educação do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió iniciou, nesta terça-feira (1º), a fase educativa de implementação do novo contorno de quadra no bairro Ponta Verde. A medida começa a valer a partir da próxima quinta-feira (3) e tem como objetivo melhorar o tráfego e a mobilidade urbana de quem trafega pela Rua Professor Sandoval Arroxelas.

A assessora de Obras Viárias, Wanessa Costa, explicou o motivo da mudança ter sido realizada. “O contorno de quadra é um sistema viário onde o tráfego é direcionado para contornar um quarteirão completo, em vez de seguir diretamente através dele. Essa é uma abordagem que favorece a fluidez do tráfego, a segurança dos usuários da via, o desenvolvimento comercial e a qualidade de vida dos moradores, tornando-se uma alternativa vantajosa para o planejamento urbano”, informou.

Mapa do novo contorno de quadra na Ponta Verde
Mapa do novo contorno de quadra na Ponta Verde

Entenda o funcionamento

Para os condutores que utilizam a Rua Sandoval Arroxelas, sentido praia, será proibido a conversão para acessar a Rua Doutor Noel Nutels. Com a medida, fica necessário seguir pela Rua Desembargador Jerônimo de Albuquerque, virar à direita na Avenida Professor Vital Barbosa. Deste ponto, seguir pela Rua Doutor Pompeu Sarmento, cruzar a Rua Sandoval Arroxelas e continuar o tráfego pela Doutor Noel Nutels. O Retorno na Rua Sandoval Arroxelas não sofrerá alteração.

“Realizamos essa ação orientando os condutores através de abordagens, onde entregamos panfletos informativos e falamos sobre as sinalizações que serão implantadas para informar, tanto moradores quanto motoristas, que transitam por essa região”, disse o assessor de Educação no Trânsito do DMTT, Alex Carnaúba.

Além das ações educativas, serão implantadas placas indicativas orientando condutores sobre a proibição da conversão para a Rua Doutor Noel Nutels. E a retirada do semáforo que indicava a conversão à esquerda.

Morador da região, José Alves Teixeira relatou a importância dessa implantação. “O trânsito como estava antes não dava certo. Eu tinha muita dificuldade para me locomover. Moro aqui próximo e passava quase 30 minutos apenas para conseguir chegar em casa. Agora com um contorno de quadra a locomoção vai se tornar mais eficaz”, concluiu.

A fase educativa continua nesta quarta-feira (2), à tarde, novamente com a presença da equipe do DMTT e com abordagens a motoristas, moradores e comerciantes da região.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.