DMTT entrega cartão Vamu Especial a crianças autistas e com deficiência

Pequenos com doenças incapacitantes também foram contemplados; evento na sede do Departamento teve muita brincadeira e diversão para a criançada

Ascom DMTT 17/10/2023 às 10:30
DMTT entrega cartão Vamu Especial a crianças autistas e com deficiência
Crianças foram acompanhadas pelos responsáveis e desfrutaram de um dia diferente no DMTT. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom DMTT

Um evento em alusão ao Dia da Criança movimentou a manhã na sede do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió, nessa segunda-feira (16). A atividade foi marcada pela entrega de cartões Vamu Especial para crianças autistas, com deficiência e doenças incapacitante, além de ações educativas voltadas para a garotada e seus acompanhantes.

"É o terceiro ano que proporcionamos esse momento para as crianças aqui no DMTT. Nossa intenção é de proporcionar um dia diferente, com brincadeiras e muita diversão para esses pequenos que atendemos diariamente. É uma forma de deixá-los ainda mais acolhidos", frisou a coordenadora da Divisão de Cadastros (Dicad) do órgão municipal, Michelly Amâncio.

No total, 30 crianças que estavam em atendimento participaram de atividades educativas, brincadeiras com o palhaço Chameguinho, que garantiu muita diversão aos presentes. Também foram entregues brindes, guloseimas e lanche para a garotada.

Aquiles dos Santos, uma das crianças que esteve presente na ação, contou o que achou. “Gostei muito de participar das brincadeiras, aprendi sobre as cores dos semáforos e me diverti muito“, disse.

Durante o momento de diversão, os pais e responsáveis pelas crianças receberam todas as orientações sobre o cartão Vamu Especial, que assegura o deslocamento gratuito para consultas e exames, durante o tratamento. "É um momento de dar um dia diferente àqueles que nos procuram. É fazer com que pais e crianças sintam conforto, é sair da seriedade do atendimento diário. É sempre especial participar de situações como essa", destacou Inês Pessoa, assessora de Educação.

"Nossa Divisão de Cadastros e todos aqui no DMTT têm toda atenção e carinho com quem recebemos. É um pensamento de gestão, gostar de pessoas e proporcionar momentos assim, ver o retorno nos olhos dos pequenos, nos dá a certeza que esse é o único caminho, respeito e acolhimento", ressaltou André Costa, diretor-presidente do órgão.

Como emitir o Cartão Vamu Especial

Para realizar o cadastro e ter acesso ao benefício é preciso agendar o atendimento no site https://www.online.maceio.al.gov.br/5/agendamento/ e comparecer na data programada com os documentos:

- Originais e cópias do RG e CPF;

- Originais e cópias do RG e CPF dos responsáveis (se o usuário for menor de idade);

- Duas fotos 3x4, colorida e atualizada;

- Certidão de Nascimento (se o usuário for menor de idade e que não possui RG);

- Comprovante de residência atualizado, no nome da solicitante ou de uma das pessoas que reside com o mesmo, com validade de 3 meses (energia, água, fatura ou Carta Registrada).

- Comprovante de renda familiar atualizado com validade de três meses, como o extrato detalhado do banco ou INSS, da aposentadoria, benefício, pensão ou contracheque (caso não possua renda, apresentar a carteira de trabalho e cópias das páginas de identificação e de contrato de trabalho e original e cópia do nada consta do INSS).

- Atestado médico, original, fornecido pelo DMTT ou emitido pelo médico da rede pública que acompanha o usuário, com validade de dois meses, assinado e carimbado pelo médico, contendo as seguintes informações: diagnóstico, CID-10 da prognóstico, periodicidade mensal no tratamento da patologia do examinado, se o examinado está incapacitado para o transporte e se o examinado necessita de acompanhante;

- Receita médica com prazo de validade de três meses, assinada e carimbada pelo médico (caso faça uso de medicamentos);

- Exames complementares com prazo de validade de 1 ano;

- Comprovante de inscrição no Cadastro Único e programas sociais, com número do NIS do usuário do cartão;

- O cartão com as passagens é entregue em 45 dias após a solicitação e ao receber, o embarque já pode ser realizado no coletivo.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.