DMTT desembarca em Riacho Doce com serviços no Brota na Grota

Foram realizadas ações de educação de trânsito e serviços de cadastro

Amanda Cirilo (estagiária)/Ascom DMTT 22/03/2024 às 16:15
DMTT desembarca em Riacho Doce com serviços no Brota na Grota
Serviços foram voltados aos públicos infantil e adulto. Foto: Amanda Cirilo/Ascom DMTT

A Prefeitura de Maceió chegou junto dos moradores do Riacho Doce com o maior programa de inclusão social do Brasil, o Brota na Grota. A iniciativa foi realizada nesta sexta-feira (22) e reuniu diversas pastas. Equipes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) levaram serviços e ações de educação no trânsito, além da emissão do cartão Vamu Cidadão.

Na ocasião, os educadores do DMTT realizaram atividades de colorir, pinturas faciais, caixa misteriosa com símbolos de trânsito para as crianças. Também foram distribuídos brindes aos pequenos que participaram das atividades.

Dona de casa e mãe da pequena Caroline, Fernanda Costa, participou das atividades educativas junto à filha. “Gostei e achei muito legal. Minha filha amou. Essas atividades ajudam no desenvolvimento da criança. Ela só tem três anos, mas dá pra perceber que achou bastante interessante. Eu aproveitei a oportunidade para participar também e aprender mais”, contou.

Crianças receberam pintura corporal alusiva ao trânsito. Foto: Amanda Cirilo/Ascom DMTT
Crianças receberam pintura corporal alusiva ao trânsito. Foto: Amanda Cirilo/Ascom DMTT

“O DMTT integra esse programa por entender a importância desse atendimento descentralizado. Por vezes, muita gente não consegue se deslocar até a nossa sede e essa ação itinerante chega pertinho de quem mais precisa. Nesse sentido, aproveitamos a oportunidade para levar ações de conscientização. O intuito é contribuir para a construção de um trânsito mais seguro e humanizado”, relatou a coordenadora de Educação para o Trânsito do DMTT, Inês Pessoa.

Além das atividades educativas, o DMTT levou o serviço de emissão gratuita da primeira via do cartão Vamu Cidadão. O bilhete garante o embarque nos veículos do transporte público e o acesso ao Domingo é Livre.

Servidor público, Gilson Bezerra aproveitou a oportunidade para adquirir um cartão. “Eu tenho 63 anos e não tinha feito antes por questões de localidade. Quando eu vi que teria essa oportunidade aqui, perto de casa, não perdi tempo. Além de facilitar o acesso da população aos serviços, todo procedimento é feito de forma bem ágil e sem precisar se deslocar para um lugar distante”, comemorou.

Brota na Grota

O Brota na Grota é o maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, criado para levar os serviços da Prefeitura de Maceió para as comunidades carentes, sobretudo que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Entre as ações executadas durante a iniciativa estão atendimentos sociais, orientações sobre trânsito e transporte, cuidados com a saúde, suporte para mulheres, atenção ao bem-estar animal, oportunidades de trabalho, incentivo ao esporte, obras de infraestrutura e limpeza urbana.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.