Dia do Mototaxista é comemorado neste sábado (24)

SMTT tem desenvolvido um trabalho em benefício da categoria

Ascom SMTT 24/09/2022 às 11:46
Dia do Mototaxista é comemorado neste sábado (24)
Dia dos mototaxistas é comemorado neste sábado (24) Foto: Micael Oliveira/ Ascom SMTT

Neste sábado, 24 de setembro, comemora-se o Dia do Mototaxista, uma profissão que atua todos os dias sobre duas rodas para garantir a sobrevivência das famílias. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió tem desenvolvido diversas ações em prol da categoria. Entre elas, a implantação de um ponto para oferecer mais conforto para os trabalhadores, levantamento de pontos de mototáxi na capital, assim como todo trabalho empreendido para a regulamentação da categoria.

Superintendente da SMTT, André Costa, em visita ao ponto de mototáxis na Praça da Facultade. Foto: Evinho Silva/ Ascom SMTT
Superintendente da SMTT, André Costa, em visita ao ponto de mototáxis na Praça da Facultade. Foto: Evinho Silva/ Ascom SMTT

O superintendente municipal de transportes e trânsito de Maceió, André Costa, destaca a importância da regulamentação dos profissionais. Atualmente, 856 mototaxistas estão regulamentados na capital. “O trabalho da SMTT é pautado na garantia da segurança viária dos cidadãos. Portanto, termos profissionais devidamente aptos para transportar as pessoas é um enorme ganho para os usuários do transporte, e também para os profissionais que estão em conformidade com a lei”, pontuou o titular da pasta.

“Parabenizo a todos os profissionais que atuam nessa categoria. Vejo o quanto os mototaxistas estão sempre prontos para atender aos usuários, sem medir esforços para que os usuários cheguem aos seus destinos. Meu respeito e admiração a todos os profissionais. Contem com a SMTT”, complementou Costa.

O superintendente da SMTT pontuou ainda o trabalho desenvolvido em parceria com o com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Maceió (Sinturb) para a identificação do "Ponto Cego". Uma medida com o objetivo de reduzir acidentes, e até mortes, que podem ser causados por pessoas que acessam esses espaços sem a visibilidade dos motoristas dos coletivos.

O presidente do Sindicato dos Mototaxistas e Motoboys do Estado de Alagoas (SIMEAL), Ed Sampaio, destaca a importância do esforço coletivo para que mais profissionais saiam da informalidade. “Estamos comemorando o Dia Nacional do Mototaxista. Trabalhadores que, para garantir o sustento de sua família, enfrentam diariamente sol, chuva e perigos do trânsito. Trabalhadores que lutaram incansavelmente pelo reconhecimento de sua categoria“, disse.

A profissão é regulamentada em todo o país desde 2009. A regulamentação permitiu a organização do serviço e a identificação do profissional, oferecendo mais segurança para o condutor e para o passageiro. Além de regras de conduta, o uso de proteção individual é obrigatório.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.