Dia do agente de trânsito é comemorado com evento festivo e a lei que institui o ‘Serviço Remunerado Voluntário’ é sancionada
Evento contou com atrações e sorteio de brindes
O Dia Nacional do Agente de Trânsito foi celebrado nesta sexta-feira (23). O evento teve programação especial realizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió, com diversas atrações para o público e sorteio de brindes. O momento também comemorou a conquista pela sanção da lei que institui o ‘Serviço Remunerado Voluntário’ para categoria.
“Nossos agentes atuam bravamente pelas ruas da capital todos os dias. Um momento como esse demonstra o respeito que temos pelo empenho de cada um para garantir a segurança viária. Estamos muito felizes pela conquista do bico legal, uma demanda antiga da categoria, que agora é uma realidade”, destacou o superintendente adjunto de transportes e trânsito, Assis Constantino.
Em reconhecimento à importância dos agentes de trânsito que atuam em Maceió, o prefeito em exercício, Galba Novaes Netto, sancionou a Lei nº 7.257/ 2022 publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (23), que dispõe sobre o Serviço Remunerado Voluntário’ da categoria.
“Hoje, estar com o corpo técnico de servidores que realmente se sente valorizado, que se sente visto, que é ouvido e que tem as demandas atendidas. Estamos aqui para comemorar o Dia Nacional do Agente de Trânsito, que é uma data muito importante”, afirmou o prefeito.
O Projeto de Lei Complementar nº 390/2022, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado pela Câmara Municipal de Maceió em sessão extraordinária realizada quinta-feira (22), estabelecendo a possibilidade de prestação de serviços em caráter eventual, de acordo com a necessidade de ampliação de profissionais. A jornada do Serviço Voluntário Remunerado terá o valor fixo de R$ 160,00 por plantão de seis horas, podendo este valor ser revisado anualmente. O vice-presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito Municipais do Estado de Alagoas, José Adriano de Souza, ressalta o quanto a conquista é importante pra categoria.
“Com esse trabalho feito na hora-extra, haverá o complemento no salário dos agentes. Então, será muito bom para o órgão, porque vai cumprir uma necessidade por agentes de trânsito que há, como também com mais agentes de trânsito a sociedade vai ficar mais coberta. É uma grande vitória para todos”, pontuou o agente.
Atualmente, a SMTT de Maceió possui 208 profissionais dessa área que atuam em diversas frentes, como organização do fluxo de veículos, fiscalização do cumprimento das leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e ações educativas. O agente de trânsito que atua na supervisão das equipes, Claudemir Nascimento, fala sobre o trabalho para que as leis de trânsito sejam cumpridas, às vezes com uma interpretação equivocada de alguns.
“Sempre que um cidadão flagra alguma situação no trânsito ele se indigna, abre um chamado. Mas, quando ele está cometendo uma infração é porque o agente foi incoerente, ou não teve bom senso. E, esse dia de hoje, só vem a edificar o nosso trabalho para que a sociedade compreenda a nossa missão para que as leis sejam cumpridas”, pontuou Nascimento.
A atividade contou com o show de humor com o artista Marlon Rossi, a banda N Jeitos, além do forró com Tchuca Martins e o DJ André Lorenzo. Também foram sorteados brindes para os profissionais.
Departamento Municipal de Transportes e Trânsito
Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.