Departamento de Trânsito educa motociclistas para reduzir acidentes

Segundo Pit Stop aconteceu na manhã desta quinta-feira (21)

Késya Holanda (estagiária) / Ascom DMTT 21/03/2024 às 13:57
Departamento de Trânsito educa motociclistas para reduzir acidentes
Educadores distribuem material de conscientização para motociclistas. Foto: Késya Holanda/Ascom DMTT

Para conscientizar condutores de motocicletas e prevenir sinistros no trânsito de Maceió, a equipe de educação do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) realizou uma ação educativa no bairro Santa Lúcia. Na ocasião, agentes instruíram os motociclistas para a melhor conduta no tráfego, garantindo um trajeto seguro.

Abordando os cinco principais erros cometidos na condução, a ação “Conscientização em duas rodas” pontuou questões de riscos que podem ser evitadas. O uso correto dos equipamentos de segurança foi um dos tópicos abordados, não apenas para os motociclistas, como também para a garupa, adultos ou crianças acima de 10 anos devem usar o capacete devidamente ajustado para a sua estrutura óssea, além de se manterem atentos às manobras.

Lourize Oliveira estava na garupa quando participou do Pit Stop e falou sobre os descuidos que observa no trânsito. “Como garupa precisamos nos manter firmes e colaborar quando o condutor fizer curvas. Todos os dias eu faço muitas viagens dentro de Maceió, então eu vejo muitas irregularidades no trânsito. E eu vejo que o maior motivo de acidente no trânsito, é a seta. A falta de sinalização prejudica os demais motoristas”, disse.

Além dos equipamentos de segurança e a sinalização, outros fatores prejudicam o tráfego, como a desatenção com a manutenção de prevenção, o excesso de velocidade e ultrapassagens indevidas. O descaso com esses cuidados básicos têm sido as maiores causas de acidentes no trânsito.

Ricardo Ferreira, motociclista de aplicativo, falou sobre a situação que mais presenciou no trânsito: “Estão dirigindo correndo contra o tempo, fazendo ultrapassagem perigosa e desnecessária, sendo verdadeiramente imprudente no trânsito. Muitos acidentes poderiam ser evitados se mantivessem uma direção defensiva”, comentou.

No período de 1° de janeiro a 15 de março do ano de 2023, foram registrados mais de 100 sinistros envolvendo motociclistas. Enquanto neste mesmo espaço de tempo no atual ano, os registros foram de 85 sinistros com motos.

“Desde o início do período carnavalesco, o DMTT, na Coordenação Técnica de Educação para o Trânsito, vem intensificando o número de pit-stop educativa e blitz educativa voltadas para os motociclistas na cidade de Maceió. É visto, um número muito grande de pessoas inabilitadas. A inabilitação desses condutores leva à falta de capacitação técnica para conduzir o veículo de duas rodas. Então vale a pena a gente ressaltar a intensificação dessas educativas nas vias” concluiu Inês Pessoa, coordenadora Técnica de Educação para o Trânsito do DMTT.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.