Comissão de Transportes de Aracaju conhece iniciativas praticadas em Maceió

Na ocasião, foram abordados os avanços transporte público da capital

Ascom SMTT 31/03/2022 às 10:31
Comissão de Transportes de Aracaju conhece iniciativas praticadas em Maceió
Encontro aconteceu na sede do Sest/Senat, em Maceió. Foto: Ascom SMTT

Para apresentar as iniciativas voltadas à modernização do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) recebeu, uma comitiva de vereadores membros da Comissão de Transportes de Aracaju, no estado de Sergipe. O encontro aconteceu nas dependências do Sest/Senat, na Serraria.

A diretora do SIMM, Paula Isabelle representou a SMTT e falou sobre a importância do espaço. “É um momento muito rico onde conseguimos falar das melhorias que estão sendo implantadas no transporte público de Maceió com o objetivo de torná-lo mais seguro e atrativo. Sabemos que há muito a ser feito e o nosso objetivo é facilitar o deslocamento dos nossos usuários. A Prefeitura tem adotado ações técnicas, sempre pautadas na responsabilidade contratual”, destacou.

Durante o reunião, foram discutidas ações como o Passe Livre, que beneficiou os estudantes da capital com 44 embarques mensais para o deslocamento às instituições de ensino, o sistema de bilhetagem eletrônica, que tornou os coletivos urbanos mais seguros com a redução de assaltos, além da implantação do sistema Vamu Mobilidade, que possibilita o pagamento da tarifa com cartões de crédito e débito, carteiras digitais e smartwatches.

Ainda na ocasião, também foram apresentadas a Integração Temporal, que possibilita o uso de dois veículos num intervalo de 90 minutos, e a Faixa Prioritária para veículos do transporte público, que dá mais agilidade às viagens dos coletivos urbanos.

“A gente sofre com a problemática do transporte público há muito tempo, então é muito importante esse diálogo para entendermos como funciona o sistema aqui de Maceió. Nesse sentido, viemos conhecer o que vem sendo melhorado e o que tem para melhorar e acho que essa troca de experiências é fundamental no poder legislativo. A ideia é ver realmente o que está funcionando aqui e tentar adaptar à nossa realidade e, posteriormente, levar esse diálogo para a SMTT de lá, Ministério Público, e os colegas vereadores.”, contou o presidente da comissão de Transportes e vereador por Aracaju, Breno Garibalde.

Para o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse), Alberto Almeida, a ideia é ver de perto as boas práticas e avaliar a possibilidade de implementação no contexto das cidades. “Nesse encontro, discutimos a rede de transportes, o processo de licitação e tudo aquilo que fez com que Maceió despontasse em termos de qualidade no transporte público. Foi um momento de troca, de diálogo entre as capitais”, contou.

A comitiva foi composta por outros dois vereadores da capital sergipana, Alexsandro da Conceição (Palhaço Soneca) e Eduardo Lima, além de seus assessores.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.