Colidiu: Plataforma emite declarações de acidentes sem vítimas na capital

Documentos são gerados gratuitamente e reduzem burocracia

Ascom DMTT 08/05/2023 às 16:20
Colidiu: Plataforma emite declarações de acidentes sem vítimas na capital
Procedimento é feito remotamente e validado por equipes do DMTT. Foto: Ascom DMTT

Para desburocratizar os atendimentos e ocorrências sem vítimas em Maceió, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) disponibilizou o Colidiu. Em três meses de funcionamento da plataforma eletrônica, 334 acidentes de menor complexidade foram registrados. Gruta de Lourdes, Tabuleiro do Martins, Jatiúca, Farol e Cidade Universitária foram os bairros com maiores índices de registros.

Michel Douglas se envolveu numa colisão na Avenida Fernandes Lima e entrou em acordo com o outro condutor. “Uma batida nunca é uma experiência legal, mas o Colidiu simplifica o processo burocrático. Foi bem simples ter acesso à declaração na palma da mão. Quando a corretora de seguros pediu a declaração, já enviamos o PDF sem precisar parar o trânsito, esperar o DMTT ou ir para uma delegacia. Foi tudo muito prático e rápido. Um ganho de tempo numa situação simples de colisão”, contou.

O serviço emite declarações online de acidentes e pode ser acessado pelo endereço eletrônico colidiu.com.br. Para o registro, o condutor precisa informar detalhes sobre a ocorrência, como local, tipo, descrição e fotos do acidente. Em seguida, os dados pessoais e do veículo. Os condutores podem realizar o procedimento individualmente, ou quando houver acordo entre as partes, poderá ser feito um único documento com os dados de todos os envolvidos.

Após a validação dos agentes de trânsito do DMTT, o documento é reconhecido pelos demais órgãos e pelas seguradoras de veículos. A declaração eletrônica do sinistro será emitida em até cinco dias úteis e encaminhada pelo e-mail cadastrado. A orientação é que o solicitante cheque o spam ou a lixeira.

“Com o Colidiu, a gestão usa a tecnologia para facilitar a vida das pessoas. Fora isso, obtemos as localizações exatas pelo georreferenciamento e um mapa de calor dos locais mais recorrentes. Isso contribui com a estudos do órgão para posteriores intervenções e prevenção de acidentes”, pontuou o diretor-presidente do DMTT, André Costa.

Acidentes com vítimas

Em ocorrências com maior complexidade e impacto do trânsito e que envolva vítimas, o cidadão poderá acionar os agentes do DMTT para sinalizar a via e ordenar o trânsito. Para solicitar a presença de equipes será necessário entrar em contato pelo número (82) 3312-5340. O canal funciona 24 horas, todos os dias da semana.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.