Colidiu passa por atualizações e está disponível para uso em casos de acidentes de trânsito sem vítimas
Georreferenciamento possibilita a implementação de melhorias em vias com o maior número de ocorrências

Após um período de manutenção e atualização para aprimoramentos técnicos, a plataforma Colidiu, do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), está de volta, atualizada e ainda mais eficiente. A ferramenta, que é referência em praticidade e agilidade, retorna ao ar com melhorias no sistema para facilitar a vida do cidadão que precisa registrar ocorrências de sinistro de trânsito sem vítimas.
A plataforma on-line pode ser acessada de qualquer dispositivo com internet, através do endereço eletrônico noi.maceio.br/colidiu, o usuário também pode ser direcionado para a página pelo aplicativo NOI Cidadão, disponível para aparelhos celulares.
Com poucos cliques, o usuário consegue registrar o acidente de trânsito, anexar imagens do ocorrido e receber a declaração eletrônica do acidente disponível para download na própria plataforma, sem precisar sair de casa ou enfrentar filas. Antes, a emissão do documento tinha o prazo de cinco dias úteis, mas com a melhoria no sistema, o condutor receberá a declaração em dois dias úteis.
A proposta do Colidiu é modernizar o atendimento ao público, desburocratizar processos simples e otimizar o tempo dos condutores. Com o sistema funcionando plenamente, os agentes do DMTT conseguem, também, direcionar esforços para ocorrências mais graves, como acidentes com vítimas, intervenções emergenciais e ações educativas no trânsito.
Para o registro, o condutor precisa informar detalhes sobre a ocorrência, como local, tipo, descrição e fotos do acidente. Em seguida, os dados pessoais e do veículo. Os condutores podem realizar o procedimento individualmente, ou quando houver acordo entre as partes, poderá ser feito um único documento com os dados de todos os envolvidos.
"Com essas informações no sistema, o Colidiu nos traz dados que nos possibilitam analisar as ocorrências pelas localidades e, se necessário, implementar melhorias em pontos com maior incidência de sinistros de trânsito", explica o diretor-presidente do DMTT, André de Alcântara Costa.
Outro diferencial da ferramenta é a disponibilidade ininterrupta: o sistema funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. Ou seja, o cidadão tem autonomia para realizar o registro no momento que achar mais conveniente, com todo o suporte necessário e sem a correria de deslocamentos desnecessários.
A volta do Colidiu reforça o compromisso do DMTT em investir em tecnologia e inovação para melhorar o atendimento à população. "Garantimos mais conforto, economia de tempo e segurança jurídica para os condutores da cidade, através de uma plataforma que, agora ainda mais dinâmica, poderá facilitar o andamento de processos burocráticos", pontuou Robson Lopes, coordenador-técnico da Divisão de Levantamento de Sinistros de Trânsito e Estatística do DMTT.
O Colidiu é indicado exclusivamente para situações de acidentes sem vítimas, onde não há feridos e o trânsito pode ser liberado com segurança. Em casos mais graves, o cidadão deve acionar imediatamente uma equipe do DMTT pelo (82) 3312-5340, disponível 24 horas por dia.
Departamento Municipal de Transportes e Trânsito
Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Disque DMTT: 118
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 7h às 19h
Para análise de implantação ou modificação de sinalização viária, instalação ou reprogramação de semáforos, demandas de engenharia de tráfego, recursos de multa e abertura de protocolos em geral: [email protected]