Brota na Grota leva atendimentos aos moradores da comunidade Triunfo

Prefeitura de Maceió leva diversos serviços na porta de casa de famílias do Jacintinho

João Roberto Andrade/ Ascom Segov 17/05/2024 às 19:00
Brota na Grota leva atendimentos aos moradores da comunidade Triunfo
Dona Marlene de Lima Batista fez o cadastro do Bolsa Família. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

Ao proporcionar atendimentos diversificados para moradores de comunidades da capital alagoana, o programa Brota na Grota chega perto de quem mais precisa com serviços que melhoram a qualidade de vida de comunidades vulneráveis do município de Maceió.

"O que movimenta o programa Brota na Grota é a satisfação de um morador que tem seu pedido atendido. Poder proporcionar atendimentos de várias secretarias, em um só local, para a população que mais precisa da nossa capital, é sempre uma alegria para os servidores, que estão toda sexta levando serviços com alegria e dedicação", pontuou o coordenador do programa, Sérgio Miranda.

Um caso chamou atenção na edição desta sexta-feira (17), na Grota do Triunfo, no Jacintinho. Dona Marlene de Lima Batista, 58 anos, estava sem receber o Bolsa Família, mesmo tendo direito ao benefício. Segundo ela, por medo de ser recusada, não tinha dado entrada no pedido pelo fato de seu marido receber aposentadoria.

Após ser atendida pelos servidores da Prefeitura de Maceió, finalmente Dona Marlene deu entrada no Bolsa Família, que deve contribuir e muito para a renda familiar. “Eu tinha medo de correr atrás e ter problemas. Mas me disseram que eu tinha direito e vim aqui. Significa muita coisa para mim, pois não posso trabalhar, devido a um problema nas pernas, e meu marido é doente e não pode ficar sozinho em casa. É uma benção de Deus”, comentou.

Cuidando dos pets

Os pets são sempre muito bem tratados no Brota na Grota. Dezenas de animais são levados por seus tutores para receberem os cuidados necessários, seja com vacinas ou com a castração. Além desses atendimentos, os veterinários também realizam o procedimento para inserir um microchip no animal, que contém diversas informações sobre ele e seu tutor.

“O microchip é uma forma de identificação do animal, pois contém os dados do tutor, como nome, CPF, endereço e o número para contato. Caso esse animal se perca, o dono poderá acionar a Animal Tech, e os veterinários que possuem cadastro com a empresa receberão uma notificação. Qualquer pessoa que encontrar o pet perdido poderá ajudar, realizando a leitura de um QrCode através de uma tag que pode ser colocada no pescoço do pet. Essa é uma forma que a Prefeitura de Maceió utiliza para realizar o controle desses animais”, explicou a veterinária Larissa Rocha.

Dona Lucineia e sua gata durante avaliação antes do procedimento de castração. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió
Dona Lucineia e sua gata durante avaliação antes do procedimento de castração. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

Maria Lucineia Menezes, 57 anos, nunca tinha participado de um evento igual ao Brota na Grota. Segundo ela, foi um alívio encontrar os serviços dos veterinários da Prefeitura de Maceió, pois não tinha dinheiro para pagar pelas cirurgias de castração. Sabendo da possibilidade de realizar o procedimento gratuito, ela levou duas de suas gatas.

“Consegui um particular que me cobrou 100 reais por animal. Para mim fica muito difícil, pois dependo das diárias e do Bolsa Família. Achei maravilhoso esse atendimento, é bom que as pessoas reconheçam esse trabalho para apoiar. É uma ajuda muito grande, porque ia ser 200 reais”, ressaltou.

Dona Marinete aferindo a pressão arterial. Foto: Ascom Segov
Dona Marinete aferindo a pressão arterial. Foto: Ascom Segov

Saúde e Educação

Marinete Francisca da Silva, 69 anos, precisou aferir a pressão arterial e aproveitou para realizar o teste rápido e fazer uma consulta com a médica no local do evento. “Achei muito lindo. Moro pertinho e nunca tinha visto um atendimento parecido com esse antes. É muito bom o que a prefeitura está fazendo para a nossa comunidade”, disse.

Novamente os servidores da Secretaria Municipal da Educação (Semed) estavam à procura de alguém que quisesse dar continuidade aos estudos. Em meio a tantas pessoas, algumas decidiram se inscrever. Foi o caso de Jorge Luís Oliveira, 26 anos, que desejou participar do Ensino de Jovem, Adultos e Idosos.

Ele, que havia ido ao Brota na Grota apenas para atualizar o cadastro do NIS, ficou contente ao conseguir uma vaga para retomar os estudos. “Vai ser uma melhora, para meu crescimento pessoal e para alcançar meus objetivos. O evento está espetacular, um tratamento muito qualificado, gostei”, comentou.

Jorge Luís durante atendimento. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió
Jorge Luís durante atendimento. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

Brota na Grota

O Brota na Grota, o maior programa de inclusão social do Brasil é organizado pela Secretaria Municipal de Governo e Subprefeituras (Segov) com o objetivo de aproximar a Prefeitura de Maceió dos moradores das regiões mais vulneráveis da capital alagoana.

Estiveram presentes nesta edição, as secretarias municipais de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar, Desenvolvimento Habitacional, Bem Estar Animal, Juventude e Lazer, Instituto de Planejamento Urbano Departamento Municipal de Transportes e Trânsito, além da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/AL.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.