Benefícios para pessoas com autismo ultrapassam mil cartões Vamu Especial e credenciais para estacionar

Auxílios garantem inclusão no sistema público de transporte e mobilidade a pessoas com TEA

Késya Holanda (estagiária)/ Ascom DMTT 02/04/2024 às 16:30
Benefícios para pessoas com autismo ultrapassam mil cartões Vamu Especial e credenciais para estacionar
Em toda a capital, 780 cartões VAMU Especial estão ativos . Foto: Maykson Douglas/ Ascom DMTT

As pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) contam com serviços e atendimentos especiais por parte do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió.

Neste 2 de maio, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o DMTT destaca os benefícios concedidos a pessoas idosas, com deficiência ou TEA, como o cartão Vamu Especial, que garante 80 passagens gratuitas, além da credencial de estacionamento que assegura o acesso às vagas prioritárias.

Atualmente, a capital alagoana conta com 1.280 benefícios em atividade para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo 780 cartões Vamu Especial e 500 credenciais de estacionamento. 

O cartão VAMU especial também conta com a funcionalidade de acompanhante, no qual tanto o autista quanto o responsável que viaja com ele, obtêm crédito gratuito para utilizar nos transportes públicos do município de Maceió, facilitando a locomoção e garantindo a acessibilidade. 

A dona de casa Simone Judite, estava em atendimento na Divisão de Cadastros do DMTT, ao abordar o auxílio garantido pelo uso dos cartões. Para ela, o benefício traz a oportunidade de locomoção de seu filho, o pequeno Miguel, 6 anos, para consultas e outras atividades. “Meu filho faz tratamento em uma clínica no Bom Parto e a carteirinha ajuda nas viagens. Precisamos fazer exames e consultas, sendo uma rotina corrida. Até o assento prioritário nos ônibus ajuda nesses momentos”, revelou.

A gerente da Divisão de Cadastros, Michelly Amâncio, conta sobre os atendimentos. “Oferecemos a credencial de estacionamento, desde junho de 2021, para pessoas autistas, bem como o cartão Vamu Especial, para quem é de baixa renda, até quatro salários mínimos e seja residente daqui do município de Maceió. Recebemos diariamente uma média entre 15 a 20 pessoas autistas e poder conceder esses serviços garante que essas pessoas se sintam e sejam, de fato, incluídas na sociedade. É garantir a elas o direito de ir e vir”, disse.

Saiba como adquirir os benefícios

Credencial de Estacionamento: 

  • Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento para menores de idade;

  • CPF;

  • Comprovante de Residência com CEP válido em Maceió;

  • Laudo médico com CID.

Cartão Vamu Especial:

  • Atestado médico, com no máximo cinco anos. Esse prazo é exclusivo para o TEA, quaisquer outros atestados precisam ser de no máximo dois meses. Constando a necessidade de acompanhante, o CID e a testificação de um médico ou entidade do SUS. Para aqueles que fazem tratamentos, o atestado deve informar quantas vezes na semana e em qual local é realizado (original e cópia);

  • Exames atuais, com no máximo 12 meses (originais e cópias);

  • Comprovação atual de renda familiar bruta igual ou inferior a quatro salários mínimos;

  • Inscrição no Cadastro Único para programas sociais, previsto no Decreto Nº 6135/2007;

  • Comprovante de Residência com CEP válido em Maceió (original e cópia);

  • Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento, quando menor de idade (original e cópia);

  • CPF (original e cópia).

Ambos os benefícios podem ser adquiridos na sede do DMTT, localizada na Avenida Durval de Góes Monteiro, 829, Tabuleiro do Martins, das 8h às 14h, com agendamento prévio pelo site online.maceio.al.gov.br/5/.

O atendimento também está disponível na Central Já! do Shopping Maceió, Mangabeiras, das 8h às 17h, pelo site agendamento.seplag.al.gov.br.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.