Agente do DMTT cita sensibilização como crucial na educação para o trânsito

Eduardo Freire foi um dos palestrantes do I Encontro da Equipe Nacional de Educação para o Trânsito, promovido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Ascom DMTT 03/10/2023 às 11:05
Agente do DMTT cita sensibilização como crucial na educação para o trânsito
Comitiva do DMTT representou a Prefeitura de Maceió no evento realizado na OAB/AL. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom DMTT

"A Sensibilização como uma Abordagem Educativa" foi o tema da palestra proferida pelo agente do Departamento Municipal de Trânsito de Maceió (DMTT), Eduardo Freire, no primeiro dia do I Encontro da Equipe Nacional de Educação para o Trânsito, promovido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), em Jacarecica. O evento teve início na segunda-feira (2) e prossegue até esta quarta-feira (4).

O objetivo do encontro é promover a formação e a integração dos membros da equipe, representando um marco significativo para o aprimoramento e a consolidação das iniciativas de Educação para o Trânsito.

“Feliz em poder contribuir com conteúdo num momento tão Importante e a presença do DMTT no evento se torna essencial, dada a dimensão da educação para o trânsito como mola propulsora de um convívio mais seguro. Como pilar fundamental, a sensibilização deve ser o eixo principal das abordagens num contexto educativo”, destacou o agente Eduardo Freire.

Patrick Calado, coordenador técnico de Controle Operacional de Trânsito e Transportes do DMTT, destacou para a importância do evento e da participação do órgão municipal. "É muito importante o DMTT estar envolvido nesse tipo de evento, tendo em vista que nosso setor de educação precisa cada vez mais se integrar com outros órgãos. Que seja o primeiro de muitos eventos como esse. Precisamos cada vez mais proporcionar momentos assim e fomentar a educação no trânsito, principalmente nas crianças, pois criança com consciência segura no trânsito hoje é sinônimo de trânsito mais seguro amanhã", destacou.

Além de Patrick Calado e Eduardo Freire, a comitiva do DMTT contou com os agentes e educadores de trânsito Inês Pessoa, Alex Carnaúba, e com as fiscais de transportes e educadoras de trânsito, Aldinete Dantas e Doralice Buarque. As discussões e as atividades do evento têm como objetivo aprimorar e expandir as iniciativas de Educação para o Trânsito do DNIT.

"Encontros como esse fomentam o que há de essencial, que é a educação, e educar para o trânsito é fundamental para que as pessoas entendam, se conscientizem para um bom trato nas ruas e avenidas da cidade. Educação no trânsito é um trabalho que ultrapassa os limites, é algo além. No DMTT, nossa equipe busca sempre passar essa importância para todos e é com o aval dos nossos diretores que procuramos sempre o melhor para a segurança de condutores e pedestres", ressaltou Inês Pessoa.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.