Ação educativa do DMTT orienta as pessoas para uso correto da Faixa Verde
Espaço teve sua implantação iniciada em janeiro de 2022 e é dedicado a práticas como caminhada e corrida
A equipe de Educação do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) de Maceió realizou uma ação na última quinta-feira (15), nas orlas da Pajuçara e Ponta Verde. A atividade teve como objetivo orientar as pessoas sobre o uso correto da Faixa Verde, espaço implantado em janeiro de 2022, para ampliar a área de passeio, possibilitando a prática de atividades físicas como a corrida e a caminhada.
O trabalho dos educadores começou às 16 horas, ao longo do trecho implantado na Avenida Silvio Carlos Viana, entre o Pavilhão do Artesanato e o Marco dos Corais. Na ocasião, os ciclistas foram orientados sobre o uso indevido do espaço.
Cláudia Gusmão, consultora ambiental, patinava pela Faixa Verde e destacou a importância do espaço para a prática de caminhada, corrida, entre outras atividades. "Moro em Maceió há um ano e acho essa iniciativa inovadora, excelente. É uma das cidades mais organizadas para atividades físicas ao ar livre e isso é muito bacana", comentou.
Moradora de Cruz das Almas, ela comentou ainda sobre a Rua Fechada. "Aos domingos ainda tem a interdição da via e fica muito bom para atividades em família", disse.
"Nossa ação hoje é de orientação, com foco nos ciclistas, já que ainda temos algumas pessoas que insistem em pedalar na Faixa Verde, o que oferece risco aos pedestres que utilizam o espaço", ressaltou a assessora de Educação do DMTT, Inês Pessoa.
O espaço é delimitado com segregadores e pintura especial, na cor verde. Ao longo de sua extensão, o local conta com sinalização horizontal e vertical, que regulamentam e apontam para àqueles que podem utilizar o espaço.
"Com a chegada das férias escolares, temos mais pessoas trafegando pela orla de Maceió e daí colocamos esse reforço das ações educativas para a área", destacou a educadora.
Além de pedestres, é permitida a circulação de pessoas conduzindo carrinhos de bebê, usuários de equipamentos como patins, patinetes e skates.
A aposentada Cléa Moraes, moradora da Ponta Verde, falou da atividade educativa realizada na região. "É importante que se trabalhe para conscientizar. É um risco quando o ciclista está nesse espaço. Se a gente vem distraído, pode acontecer um acidente", alertou.
Os educadores também orientaram os pedestres sobre o uso da Faixa Verde e do espaço da calçada para realizarem a caminhada ou a corrida, deixando assim a ciclovia para os ciclistas.
A ação faz parte de uma série de atividades do setor de Educação no Trânsito do DMTT, elaboradas para garantir mais segurança aos maceioenses que trafegam pela orla.
"A Faixa Verde já é parte de Maceió. Um espaço para a prática esportiva e criado para que os maceioenses tenham ainda mais segurança para caminhar, correr, tudo isso com a orla como plano de fundo", destacou André Costa, diretor-presidente do DMTT.
Já o diretor do DMTT, Constantino Assis, fez questão de ressaltar que "o trabalho de conscientização é fundamental e faz parte do que há de primordial no convívio entra as pessoas, o respeito e a educação", frisou.
Departamento Municipal de Transportes e Trânsito
Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.