Ação do DMTT orienta sobre uso correto de ciclovias

Atividade ocorreu na Avenida Fernandes Lima e contou com abordagens a pedestres e ciclistas

Renato Arruda/Ascom DMTT 11/11/2023 às 08:30
Ação do DMTT orienta sobre uso correto de ciclovias
Orientações sobre uso correto de ciclovias. Foto: Joyce Juliana/Ascom DMTT

Uma ação para a conscientização do uso correto de ciclovias e ciclofaixas foi realizada, na manhã da última sexta-feira (10), na Avenida Fernandes Lima. A atividade foi desenvolvida pela equipe de Educação do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió, com a colaboração da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semsc).

Os educadores iniciaram a instrução na Praça Centenário, no Farol, e seguiram em caminhada até as proximidades da passarela para pedestres do Cepa. Durante o trajeto da equipe, foram abordados ciclistas e pedestres. Eles receberam orientações sobre a utilização dos espaços destinados aos adeptos do pedal.

“Trabalhamos a abordagem em duas frentes, sendo a primeira com os ciclistas, que têm na ciclovia o espaço para que eles possam trafegar com mais segurança e ter um deslocamento mais tranquilo. Para eles são passadas instruções sobre a sinalização e dicas para a segurança viária durante seu trajeto”, explicou a assessora de Educação do DMTT, Inês Pessoa.

Ponto alvo da educativa, a ciclovia da Fernandes Lima conta com 5 km de pista, sendo 4,6 km de piso de concreto e 292 metros de piso de madeira. O espaço vai da Praça Centenário, no bairro Farol, até a entrada do Canaã, na Avenida Valentim Diniz. “É importante frisar que a ciclovia em cidades urbanas são espaços compartilhados com a passagem de pedestres. Nestes casos, os ciclistas devem ter atenção às sinalizações e cuidar da velocidade, para evitar que aconteçam sinistros, como atropelamentos. Tudo isso é pontuado nesse tipo de atividade”, completou Inês.

Os pedestres também foram parados durante o trajeto. Alguns foram abordados enquanto caminhavam pela ciclovia e receberam orientações sobre a utilização do espaço, destinado aos ciclistas. Maria Zenilda, dona de casa e moradora do Tabuleiro do Martins, falou sobre a abordagem. “Fiz o trajeto curto, só para ir para o ponto de ônibus, mas fui orientada sobre o uso do passeio. Importante para prevenir acidentes”, pontuou.

“Nosso trabalho com os pedestres requer calma, pois é um espaço atrativo para caminhar. Só que é preciso conscientizá-los sobre o uso do passeio e que aquele local, a ciclovia, é de uso dos ciclistas. É com a colaboração deles que nossas ações têm resultado”, destacou Inês.

Uma equipe da Semsc acompanhou o trajeto e também e orientou as pessoas sobre a comercialização de produtos ao longo da ciclovia. Participamos da ação para destacar a importância em manter a ciclovia e também o passeio livres, a fim de resguardar o acesso e garantir a segurança dos transeuntes, evitando acidentes. Atuamos na orientação dos ambulantes sobre o assunto, reforçando a importância em manter o espaço livre, devendo, cada um, respeitar o seu limite de instalação da estrutura”, comentou Fernanda Silva, gerente do Núcleo de Gerências de Fiscalização de Posturas da Semsc.

Malha cicloviária de Maceió

Atualmente, Maceió conta com 67 km de malha cicloviária. São espaços como as ciclovias da Fernandes Lima e do Trabalhador, na Rota do Mar; e as ciclofaixas do Canaã/Ouro Preto e do Torcedor, na Avenida Siqueira Campos, que ajudaram a mais do que dobrar os espaços destinados aos ciclistas na gestão do prefeito JHC.

“Antes eram 30 km e agora temos 67 km, com o objetivo de expandir para outras regiões. Com o aumento da nossa malha cicloviária, cresce a nossa responsabilidade em orientar e fiscalizar o uso desses espaços. O trabalho vem acontecendo em pontos da cidade que possuem o equipamento e deve continuar ainda mais. É uma forma de incentivar o uso da bicicleta e que aqueles que são adeptos desse modal tenham mais segurança ao pedalar”, ressaltou André Costa, diretor-presidente do DMTT.

“Hoje já contamos com pontos da malha cicloviária que se conectam, diferente do que tínhamos antes. É possível sair do Ouro Preto, por exemplo, seguir pela ciclofaixa e acessar a ciclovia da Fernandes Lima, seguindo até o Centro, por exemplo”, destacou André.

Dicas de segurança

A malha cicloviária de Maceió segue em crescimento. Ainda assim, ainda há várias vias que não contam com o espaço dedicado à pedalada. O uso da bicicleta é uma prática que vai além da esportiva. Muitas pessoas utilizam a bicicleta para ir ao local de trabalho, ir à escola ou faculdade e também em atividades do dia a dia, como fazer compras. Daí, essas pessoas precisam ter cautela, quando não há no trajeto uma ciclofaixa ou ciclovia.

“Se o ciclista estiver em via urbana sem malha cicloviária, ele deverá transitar pela lateral da via, mais próximo do meio fio e o condutor deverá respeitar a distância de 1,5m. Nos casos de rodovia, o condutor deverá usar o acostamento, não sendo possível, ele deverá usar a lateral da via também. Lembrando que os ciclistas têm prioridade sobre os veículos”, pontuou Alex Carnaúba, agente e educador de Trânsito.

“O ciclista deve sempre respeitar o fluxo da via e estar com roupas adequadas para cada situação. Em caso de pedalar em períodos noturnos, vale ressaltar que ser visto é sempre mais seguro. O ciclista deve priorizar vestimentas claras. Manter a bicicleta com adesivos refletivos e usar o pisca abaixo do selim também são medidas para garantir a segurança viária”, completou o agente.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.