Ação com crianças encerra a programação do Maio Amarelo do DMTT

Aproximadamente 50 crianças participaram das atividades educativas, palestra e jogos

Ascom DMTT 01/06/2023 às 10:30
Ação com crianças encerra a programação do Maio Amarelo do DMTT
Ação educativa com os alunos da escola Jarede Viana Foto: Evinho Silva - Ascom DMTT

Para finalizar as atividades em alusão ao Maio Amarelo, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) recebeu, nessa quarta-feira (31), os alunos da Escola Municipal Professora Jarede Viana, localizada no Clima Bom. Os alunos participaram de uma atividade educativa com o objetivo voltado para o trânsito e a segurança viária. 

A ação educativa é voltada para as crianças conhecerem, de forma lúdica, as regras do trânsito e, consequentemente, estarem preparadas para manter a segurança viária na circulação de pessoas e dos veículos nas avenidas da capital alagoana.

De acordo com Júlio César, coordenador do curso de Pedagogia da Uninassau, a educação é o primeiro e mais importante passo para uma conscientização sobre o trânsito. 

“Essa parceria com o DMTT é importantíssima, demonstra o compromisso social da instituição, e a nossa instituição tem orgulho de participar. O nosso projeto é de cunho social e nesse mês de maio, em alusão à campanha Maio Amarelo tem como principal iniciativa a valorização da vida e segurança no trânsito", comentou. "Ele inicia nas escolas públicas e se expande para outros setores da sociedade. Esse ano a instituição selecionada foi a escola municipal Profª. Jarede Viana, que tem um público bastante instigante e uma equipe muito acolhedora”, disse o coordenador.

Além da palestra sobre segurança viária, as crianças fizeram um passeio pelo Departamento, participaram de jogos, conheceram o  Núcleo de Operação Integrada (NOI) e vivenciaram a experiência de estar dentro de uma  viatura do policiamento de trânsito na sede do órgão público. 

O aluno Ícaro Gabriel disse que gostou da atividade de hoje e convidou a todos para conhecerem o projeto. “Eu aprendi sobre o sinal , sobre os carros, bicicletas e os mototaxis que não podem estacionar no lugar errado”, completou o estudante.

O diretor-presidente do DMTT, André Costa, destacou a importância de ter momentos como esse, de abrir as portas para o público externo conhecer os serviços do DMTT. “É de extrema importância que todas as pessoas tenham a oportunidade de conhecer a estrutura do DMTT. O órgão está de portas abertas para receber a comunidade. Esse é o nosso objetivo, levar educação e consciência para a população e estar cada vez mais perto das pessoas”, completou.

“Ações como essa de hoje são indispensáveis, trabalhar com crianças é essencial para trabalhar a conscientização desde pequeno, porque quando eles chegarem na fase adulta terão comportamentos seguros no trânsito. É muito importante que elas levem essa carga de conhecimento não só para a escola, mas também para casa”, contou a assessora de Educação no Trânsito do DMTT, Inês Pessoa.

A professora Winne Silva frisou o quanto essas atividades externas colaboram para o aprendizado dos alunos. “É importante que as crianças aprendam de forma lúdica, pois ter bons comportamentos no trânsito é essencial, e que possam através dessas informações repassar aos seus familiares e assim colaborarem para a segurança de todos e da preservação da vida", ressaltou a educadora.

A atividade fechou o ciclo de ações do Maio Amarelo que teve como tema “No trânsito, escolha a vida”. Com o objetivo de conscientizar e promover uma reflexão para motoristas, motociclistas e pedestres, anualmente os órgãos de trânsito se reúnem para fortalecer essas campanhas de conscientização a fim de reduzir e evitar sinistros e mortes nas vidas urbanas e estradas.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.