96% dos usuários do transporte público usam cartões Vamu

A primeira via para todas as modalidades é de graça

Ascom DMTT 30/05/2023 às 17:04
96% dos usuários do transporte público usam cartões Vamu
Gestão municipal trabalha em prol do transporte público de qualidade. Fotos: Joyce Juliana/Ascom DMTT

Lançado em 2021 pela gestão JHC, a tecnologia de bilhetagem eletrônica e recarga instantânea com o aplicativo Vamu Maceió trouxe para a capital um sistema moderno, garantindo acessibilidade e facilidade para os maceioenses. Maceió foi a primeira do Nordeste a realizar a instalação de validadores com a tecnologia, possibilitando pagamento com cartões de crédito e débito e carteiras digitais por aproximação com celulares e smartwatches, além do QR Code, por meio do saldo da carteira digital do aplicativo.

De acordo com o levantamento do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), 96% dos usuários do transporte público de Maceió utilizam cartões do Vamu em suas modalidades. Atualmente, 300 mil cartões na modalidade Cidadão estão ativos, o que garante o acesso dos maceioenses ao Programa Domingo é Livre.

O cartão também permite que as pessoas acessem a integração temporal, que o usuário embarque em outro coletivo com o pagamento de apenas uma passagem, num intervalo de até 90 minutos. São disponibilizadas 1380 opções de integrações para os diversos destinos.

Para fazer uso da integração é necessário ter em mãos um cartão Vamu na modalidade Cidadão ou Vale Transporte.

“Com o reajuste da tarifa, o cidadão que paga a tarifa do seu bolso pagará R$ 3,49. E os estudantes seguem com o Passe Livre Estudantil garantido. E, no domingo, todo mundo sabe que é livre. A gestão do prefeito JHC está baseada em políticas públicas que incentivem o uso do transporte coletivo, para garantir o equilíbrio econômico-financeiro do sistema”, destacou o diretor-presidente do DMTT, André Costa.

A primeira via do cartão continua de graça; para fazer a segunda via, o valor é de R$15,00. Segue vigente a gratuidade para pessoas com alguma deficiência, com patologias, com câncer e autistas. O mesmo vale para os idosos. Não haverá nenhuma alteração para acesso ao transporte coletivo de passageiros.

Como ter acesso ao VAMU na modalidade Cidadão

Para adquirir o documento, basta comparecer a um dos postos de atendimento e apresentar os originais de RG, CPF e comprovante de residência atualizado com CEP e realizar a solicitação do seu cartão. O procedimento pode ser realizado na sede do Vamu Mobilidade, localizado na Rua Buarque de Macedo (Centro), Central Já! Do Maceió Shopping (Mangabeiras) e nos terminais de ônibus do Benedito Bentes, Colina e Cruz das Almas.

Formas de realizar a recarga

Presencial

Para as pessoas que desejam saber onde ficam os locais para realizar a recarga de forma presencial, em pontos próximos de sua residência ou do trabalho, basta acessar o site da Rede Ponto Certo através do link http://credenciado.redepontocerto.com.br/modulos/mapaMaceio/mapaMaceio.php. São mais de 120 pontos físicos distribuídos pelos bairros de Maceió.

Outra possibilidade para recarregar é se dirigir à sede do Vamu Mobilidade, localizada na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro (vizinho ao Sebrae), ou em alguns dos terminais de passageiros do Benedito Bentes, Cruz das Almas, Colina do Eucaliptos, Salvador Lyra, Graciliano Ramos e Trapiche da Barra.

O cidadão ainda pode efetuar a compra de créditos pelo autoatendimento, através dos totens encontrados no 2º piso do Maceió Shopping, em frente ao Kinoplex; piso L1 do Parque Shopping, próximo ao Centro Médico; Terminal Rodoviário João Paulo II, no bairro Feitosa; Supermercados São Domingos, no Jardim Petrópolis e no Benedito Bentes.

Virtual

A adição de créditos de maneira virtual pode ser realizada pelo site Vamu Mobilidade (https://vamumobilidade.com.br/faca-o-seu-pedido/) ou pelos aplicativos Vamu Maceió, RecargaPay, Ponto Certo, CittaMobi e a rede Piu (antigo Qiwi), disponíveis para os sistemas operacionais Android e IOS.

É possível colocar saldo no cartão via pix pelo Recarga Pay.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.