Voluntários participam de curso de formação para Núcleos Comunitários de Defesa Civil

Ao todo, já são 44 núcleos atuando em toda a capital

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 04/03/2023 às 14:44
Voluntários participam de curso de formação para Núcleos Comunitários de Defesa Civil
Nudec's que já atuam em Maceió também participaram do curso. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

Mais de 100 pessoas participaram, na manhã deste sábado (4), do curso de formação continuada dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec's), que ocorreu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Maceió possui atualmente 44 voluntários que compõem o Núcleo Comunitário de Defesa Civil. Com o curso de formação, os concluintes integrarão o time, que a diretoria social da Defesa Civil estima ser maior que 140 atuantes.

Os Nudec’s são os olhos da Defesa Civil dentro das comunidades e, com o curso de formação, tornam-se aptos a atuar, de forma eficaz, nas ações de prevenção e resposta aos maceioenses.

Dentro da programação no primeiro dia de curso, os novos Nudec’s entendem o que é a Defesa Civil, a metodologia da formação, a construção das regras e a importância do voluntariado, além da política pública de assistência social voltada a desastres.

Janiere Ferreira, moradora do ABC, em Rio Novo, foi assistida pela Defesa Civil no período que ocorreu o transbordamento da Lagoa Mundaú e provocou enchentes em vários bairros de Maceió, em julho de 2022. Hoje, ela participou do curso de formação para ser uma voluntária no Núcleo Comunitário da região onde mora.

“Sou muito grata à Defesa Civil por ter me ajudado no momento que precisei. Fui orientada e encaminhada para o abrigo e quando tudo se normalizou, pude retornar para minha residência e ainda recebi colchão, cesta básica e kits de higiene e limpeza”, contou.

Os Núcleos Comunitários, em sua maioria, são formados por líderes comunitários ou pessoas que já conhecem as demandas da comunidade. Por isso, elas podem acionar o órgão para solicitar vistorias em residências, aplicação de lonas nas encostas, entre outras demandas.

“Com a nova turma, que completará o Núcleo Comunitário de Defesa Civil, consolidamos ainda mais o projeto em nossa capital”, informou o diretor social, Eugênio Dantas.

No próximo sábado (11), acontecerá a segunda parte do curso, com abordagens como noções gerais sobre calamidade pública e desastre natural, noções da avaliação das barreiras e imóveis e orientações sobre o processo de atendimento da Defesa Civil.

Formação continuada

O curso de formação é o primeiro passo para que os voluntários possam ter o conhecimento necessário para atuar como braço da Defesa Civil nas comunidades em que residem. Após essa formação, eles participam de outras capacitações como a oficina de primeiros socorros e outras que serão iniciadas posteriormente, como combate a princípio de incêndio.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h