Vistorias da Defesa Civil de Maceió identificam riscos em residências

Agentes operacionais verificam o problema e apontam as devidas soluções para salvar vidas

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 17/05/2023 às 14:13
Vistorias da Defesa Civil de Maceió identificam riscos em residências
Agentes identificam riscos e apontam soluções para salvaguardar vida dos moradores. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

Os agentes da Defesa Civil de Maceió têm a importante missão de identificar possíveis riscos em residências e qual o grau do problema, mesmo que os imóveis estejam em áreas de vulnerabilidade social ou não. Na vistoria, é possível visualizar se a casa apresenta patologias, como rachaduras e fissuras, considerando a possibilidade de desabamento, para assim realizar as recomendações cabíveis, que podem ser, dependendo do grau, a evacuação do imóvel ou, somente reparos.

“Essa análise feita pelos agentes pode evitar acidentes, pois, em casos extremos quando há risco iminente de ocorrer algum desastre, como um desabamento, por exemplo, retiramos as famílias da residência e tomamos as devidas providências, para salvaguardar a vida dos moradores”, explica o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre.

As vistorias fazem parte do dia a dia de atuação do órgão. Somente este ano, já foram realizadas 292 ocorrências, das quais, 84 foram por edificações com problema de estrutura e, 44 por ameaça de colapso de edificação. A maioria das que apresentam problemas graves, normalmente estão em áreas de encosta (barreira) e/ou suscetível a alagamentos.

O engenheiro civil da Defesa Civil de Maceió, Júlio Normande, explica que é importante tomar alguns cuidados para evitar desastres. “Nem todas as ocorrências que atendemos são provocadas por forças naturais, mas também por ações humanas. Por isso, é importante a população ficar atenta e não fazer, por exemplo, cortes ou aterros nas encostas sem o acompanhamento de um profissional habilitado, pois pode causar desestabilização e provocar deslizamentos; não destruir a vegetação, que ajuda a proteger a barreira e não jogar lixo na rua para evitar alagamentos”, informa.

Como solicitar uma vistoria

Para solicitar a vistoria na residência, a população por acionar a Defesa Civil de Maceió, ligando para o número 199 e descrever o cenário. Uma equipe de agentes operacionais vai até o local para verificar a situação, identificar possíveis riscos e encaminhar para as medidas cabíveis.

“Quando é necessário reparos, nós indicamos que a pessoa contrate um profissional habilitado para não colocar em risco a estrutura do imóvel e, em casos de vulnerabilidade social, a família é atendida pela Diretoria Social da Defesa Civil de Maceió, para que, em caso de adequação, seja encaminhada para os benefícios municipais, como o aluguel social e o programa de habitação”, conclui o engenheiro Júlio Normande.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h