Tecnologia auxilia no trabalho técnico da Defesa Civil de Maceió

Pluviômetros monitoram chuvas na capital e são base para atuação da equipe técnica do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 31/05/2023 às 12:46
Tecnologia auxilia no trabalho técnico da Defesa Civil de Maceió
Técnicos do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil coletam dados e realizam manutenção nos equipamentos. Foto: Ascom Defesa Civil de Maceió

Durante todo o ano, a Defesa Civil de Maceió utiliza equipamentos que medem a quantidade de chuvas que caem na capital e de acordo com os dados colhidos é alterado o nível operacional de atuação. Os pluviômetros estão instalados em vários bairros da capital e através deles, a equipe técnica consegue saber em qual região choveu mais.

As informações são coletadas no Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (CIMADEC). “A partir de 10 mm de chuvas em 24 horas, entramos em nível operacional de observação; com 30 mm em atenção; 70 mm, em alerta e, acima de 100 mm, em alerta máximo”, explica o meteorologista da Defesa Civil de Municipal, Hugo Carvalho.

Em cada um desses níveis há ações previstas no plano de enfrentamento ao período chuvoso, o Previne Maceió. Quando há, por exemplo, um acumulado de 70 mm em 24 horas, são intensificadas as vistorias nos pontos mais críticos da capital e é instalada uma sala de situação com todas as secretarias envolvidas no sistema de Defesa Civil.

Esse planejamento prévio faz com que todos as pastas estejam alinhadas para atuar com mais agilidade em momentos de necessidade.  “Nosso tempo de resposta é muito importante para atender a população nas ocorrências, principalmente as que chegam em dias muito chuvosos. Por isso esses dados coletados pelos pluviômetros e as ações estabelecidas no Previne Maceió, são indispensáveis para nossa atuação”, enfatiza o coordenador geral da Defesa Civil, Abelardo Nobre.

Como é medida a quantidade de chuva

A quantidade de água captada pelo pluviômetro é mostrada em milímetros. Uma chuva de 1 mm, é equivalente a 1 litro de água em uma área de 1 metro quadrado.

De acordo com a quantidade de chuva, as demandas como alagamentos, deslizamentos de barreiras, desabamentos de edificações podem começar a surgir, contribuindo diretamente para que a Defesa Civil de Maceió inicie as ações de resposta à população.

O monitoramento da Defesa Civil de Maceió é ininterrupto e, em caso de necessidade, os alertas serão emitidos para a população cadastrada no sistema que avisa sobre os níveis de alerta e risco.

Previne Maceió

O plano tem em seu escopo, as atividades desenvolvidas por cada pasta em situações de eventos extremos, como fortes chuvas e/ou inundações. As ações estão baseadas nos eixos da prevenção, preparação, resposta e restabelecimento.

Cada secretaria que forma o grupo de trabalho tem uma função previamente estabelecida para prevenir que os possíveis desastres causem grandes danos à população. Entre os principais trabalhos desenvolvidos está a aplicação de lonas nas encostas e a limpeza e desobstrução de galerias de águas pluviais e canais.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h