Técnicos da Defesa Civil de Maceió vão a São Paulo auxiliar no desastre de São Sebastião

Equipe fará mapeamento de áreas e diagnósticos de potenciais riscos

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 01/03/2023 às 16:37
Técnicos da Defesa Civil de Maceió vão a São Paulo auxiliar no desastre de São Sebastião
Técnicos da Defesa Civil de Maceió auxiliarão nas ações pós-desastre na cidade de São Sebastião/SP. Foto: Ascom Defesa Civil

A Defesa Civil de Maceió enviou, nesta quarta-feira (1°), 12 técnicos em diferentes áreas de atuação a São Paulo. Os profissionais vão auxiliar nas ações pós-desastre na cidade de São Sebastião, após fortes chuvas terem provocado deslizamentos de terra, colapsos de residências, enchentes e deixarem mais de 65 pessoas mortas.

“Recebemos a solicitação do prefeito de São Sebastião para que encaminhemos uma equipe técnica capacitada e com experiência no atendimento a desastres e nosso prefeito JHC, prontamente, atendeu. Graças ao trabalho desenvolvido por nosso corpo técnico e agentes, hoje, somos uma das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil mais atuantes e que tem seu trabalho reconhecido em todo o território nacional”, ressalta o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre.

A equipe fará mapeamento das áreas de risco e dará suporte às demandas oriundas do desastre. Integram o grupo, além do coordenador-geral, profissionais das áreas de engenharia ambiental, engenharia de agrimensura e cartografia, engenharia civil, engenharia elétrica, geografia e geologia.

Além dos mapeamentos de áreas, os técnicos farão vistorias nas residências que foram atingidas, mas não sofreram colapso, para identificar possíveis riscos e utilizará equipamentos que são parte do dia a dia da Defesa Civil de Maceió, no monitoramento dos bairros atingidos pelo afundamento do solo, decorrente da mineração de sal-gema pela Braskem, como drone - que será utilizado no mapeamento das áreas afetadas, GPS de navegação, bússola, fissurômetro, trena a laser e inclinômetro.

“Estudamos bem a área e a série histórica de eventos adversos que já aconteceram na região. Estamos munidos de informações georreferenciadas acerca das áreas suscetíveis a movimento de massa e inundação, como também com a topografia da região, o que contribui bastante para a identificação dos riscos” esclarece Caroline Vasconcelos, engenheira de agrimensura, cartógrafa e coordenadora do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC).

A equipe ficará na cidade por cerca de 10 dias e auxiliará as demais instituições que já estão em São Sebastião.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h