Representantes da Prefeitura de Maceió são recebidos pelo prefeito de La Paz, na Bolívia

Município foi representado por Integrantes da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Infraestrutura

Ascom Defesa Civil/Ascom UGP 24/10/2022 às 12:13
Representantes da Prefeitura de Maceió são recebidos pelo prefeito de La Paz, na Bolívia
Intercâmbio ocorreu com o objetivo de conferir como é feita a estabilização de encostas e o gerenciamento de riscos na Bolívia. Foto: cortesia

Os representantes da Prefeitura de Maceió foram recebidos pelo Prefeito de La Paz (Bolívia), Iván Arias, que recebeu em seu gabinete técnicos da Defesa Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). O intercâmbio ocorreu com o objetivo de conferir como é feita a estabilização de encostas  e o gerenciamento de riscos na Bolívia.

“Trocamos conhecimentos e experiências de como é a atuação dos agentes de Defesa Civil aqui em La Paz e como trabalhamos em Maceió. Foi uma conversa muito proveitosa”, informou o coordenador geral da Defesa Civil de Maceió Abelardo Nobre.

Abelardo contou, ainda, que há semelhanças dos taludes (encostas), mas que há diferenças geológicas consideráveis. Em La Paz, colunas de concreto verticais são construídas nas encostas para evitar deslizamentos no período chuvoso. As obras de contenção visam prioritariamente a vertente social, com o objetivo de reduzir a zero o risco em que as pessoas estão expostas.

Município foi representado por Integrantes da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Infraestrutura. Foto: cortesia
Município foi representado por Integrantes da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Infraestrutura. Foto: cortesia

“A nossa vinda de Maceió, até a cidade de La Paz, tem o objetivo, primeiro, de trocar experiências de ações exitosas, entre as duas cidades, no tocante às estratégias de prevenção, no trato de encostas e a geração de cidadania por meio da interação social e ambiental na construção das respostas a estes riscos estruturais”, ressaltou o diretor social, Eugênio Dantas.

Por meio desse intercâmbio, a Prefeitura de Maceió vai dar prosseguimento ao processo de apoio financeiro do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), voltado às obras de contenção de encostas e apoio social, econômico e ambiental à sustentabilidade da cidade, através do Programa de Desenvolvimento Urbano no Município de Maceió (Desenvolve Maceió). 

Para o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) Patrick Leite, a troca de experiência é fundamental para que um projeto sólido seja construído e executado, trazendo benefícios e qualidade de vida para os maceioenses. 

“Tem sido muito produtivo conhecer o projeto desenvolvido aqui em La Paz e também dividir com eles experiências, que são executadas em nossa capital. Através dessa visita, que muito agregou, iremos avaliarmos o projeto, para que em breve as obras sejam iniciadas, trazendo qualidade de vida e benefícios para os maceioenses que vivem em encostas e áreas de risco”, afirmou. 

Os investimentos estão orçados no valor de até US$ 40 milhões e também contemplará outros projetos na capital, promovendo assim, melhorias na qualidade de vida da população, geração de emprego e renda local.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h