Previne Maceió encerra primeiro trimestre com mais de 700 vistorias técnicas

Programa traz ações preventivas para áreas de risco

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 01/04/2022 às 11:38
Previne Maceió encerra primeiro trimestre com mais de 700 vistorias técnicas
Agentes de redução de risco realizam vistorias diariamente. Foto: Célio Junior/Secom

O Previne Maceió, programa criado e coordenado pela Defesa Civil, tem forte atuação na prevenção e mitigação de risco, principalmente na fase que antecede o período de chuva. Nesse primeiro trimestre de 2022, alcançou expressivos números de ações realizadas, evitando possíveis danos para a população que reside na regiões mapeadas como área de alto risco no Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR) da Defesa Civil.

Entre as principais ações está a colocação de lonas em barreiras e encostas, e as vistorias técnicas em residências.

“Nossos agentes estão diariamente nas ruas, junto à população, realizando um trabalho técnico e minucioso, identificando as reais necessidades de cada ponto de risco em Maceió, para evitar deslizamentos e desabamentos”, explica o coordenador Abelardo Nobre.

As lonas evitam deslizamentos nas encostas e previne riscos. Foto: Célio Junior/Secom
As lonas evitam deslizamentos nas encostas e previne riscos. Foto: Célio Junior/Secom

Segundo Carolina Sarmento, diretora interina da Diretoria de Planejamento, Prevenção e Redução de Risco (DPR) da Defesa Civil, já são 17.658m² de lona em 118 diferentes pontos.

“Temos o bom exemplo do bairro Chã da Jaqueira, que foi todo contemplado com a aplicação de lona nas encostas e como resultado, não tivemos nenhuma ocorrência grave na região, com as últimas chuvas de março”, enfatiza.

Os agentes realizaram um total de 733 vistorias técnicas e 412 encaminhamentos para outras secretarias. As ações já foram realizadas nos bairros Chã da Jaqueira, Jacintinho, Feitosa, Bebedouro, Fernão Velho, Novo Mundo, João Sampaio, Jardim Petrópolis e todo o litoral norte, de Ipioca até Cruz das Almas.

Visitas são realizadas nos pontos de risco em Maceió. Foto: Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil
Visitas são realizadas nos pontos de risco em Maceió. Foto: Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil

Encaminhamento Social

A diretoria social também faz parte integral das ações. As assistentes sociais acompanham os agentes operacionais e de redução de risco, realizando o atendimento necessário a essas famílias.

“Falamos diretamente com o morador, trazendo a ele as possibilidades existentes com programas da Prefeitura, caso seja preciso ele deixar o local, ou mesmo para realizar a orientação ou uma escuta qualificada”, acrescenta o diretor social, Eugênio Dantas.

Durantes os três primeiros meses de 2022 foram realizadas 143 encaminhamentos sociais para que as famílias recebam a assistência indicada, como por exemplo, o aluguel social ou o direcionamento para o programa habitacional.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h