“Preservar vidas é nossa principal missão”, afirma JHC após fortes chuvas em Maceió
Prefeito acompanha desobstrução de galerias e monitoramento da Defesa Civil Municipal
![“Preservar vidas é nossa principal missão”, afirma JHC após fortes chuvas em Maceió](https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/_850x560_crop_center-center_none/JHC-e-Rodrigo-Cunha-Desobstrucao-de-galerias-Foto-Jonathan-Lins-Secom-Maceio.jpg)
O prefeito de Maceió, JHC, e o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, acompanharam nesta quinta-feira (6), os serviços de desobstrução de galerias e limpeza de canais na grota do Cigano, no Jacintinho. JHC também foi até a sede da Defesa Civil Municipal, no bairro Pinheiro, para verificar o trabalho de monitoramento de ocorrências realizado na capital alagoana.
“Com as fortes chuvas que atingiram Maceió, registramos 45 ocorrências em toda a cidade, contabilizando 27 desalojados e três desabrigados. Se uma chuva como essa tivesse caído há um tempo, infelizmente, uma tragédia poderia ter acontecido. A preservação de vidas é o principal objetivo do trabalho preventivo da prefeitura e todas as obras realizadas até agora em bairros como Jacintinho, Benedito Bentes e Chã da Jaqueira contribuíram para essa redução no número de ocorrências. Sabemos que ainda temos que avançar, mas esses números nos dão a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou JHC.
Com investimento total de R$ 150 milhões, o maior programa de proteção e contenção de encostas tem transformado áreas de risco em espaços seguros para as famílias maceioenses. Desde 2021, mais de 30 encostas já foram beneficiadas e outras cinco estão em fase de execução.
Durante a visita à grota do Cigano, Rodrigo Cunha ressaltou a importância da limpeza periódica das galerias e canais. “Esse serviço é realizado diuturnamente em nossa cidade, mas ainda assim, a gente vê um acúmulo muito grande de resíduos sólidos nesses locais. Por isso, reforçamos esse trabalho e contamos com a colaboração de toda a população”, pontuou o vice-prefeito.
Segundo dados da Defesa Civil Municipal, os pluviômetros da capital registraram 84 mm de chuva nas últimas 24 horas, quando o esperado para o mês de fevereiro era 80 mm.
Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil
Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h