Prefeitura de Maceió presta assistência às famílias em locais com riscos de desabamento

Atuação integrada das secretarias e superintendências permitiram um atendimento rápido aos moradores residentes em áreas de risco

Secom Maceió e Ascom Defesa Civil Municipal 23/03/2022 às 11:24
Prefeitura de Maceió presta assistência às famílias em locais com riscos de desabamento
Equipes da Defesa Civil de Maceió estiveram nos locais que apresentam riscos aos moradores e realizaram os trabalhos preventivos e de retirada das famílias. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió e a Defesa Civil Municipal continuam atuando com trabalhos preventivos e de assistência necessária às famílias em paralelo a este período de chuvas que vem causando danos na capital alagoana desde a última segunda-feira (21). No período de 48h, choveu 200 milímetros, aproximadamente, segundo dados do órgão de defesa.

As equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estiveram desde o início da manhã desta quarta-feira (23), na Grota do Ouro Preto, na Rua Lourival Aguiar Pessoa, para assegurar apoio à família que, lamentavelmente, teve como vítima uma criança de nove anos, após a queda de um muro.

A residência atingida foi derrubada para conter os riscos e houve vistoria de mais cinco casas, que precisaram ser desocupadas, após o laudo imediato dos técnicos da Defesa Civil de Maceió. As famílias foram orientadas e têm a sua disposição os abrigos mantidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

A Semas ainda disponibilizou as unidades de acolhimento, auxílio funeral, auxílio moradia e outros benefícios eventuais que a família vítima do desabamento necessite. Roupas e cestas básicas estão sendo doadas para as famílias que precisaram sair das residências.

Durante os trabalhos in loco na Grota do Ouro Preto, a Secretaria Municipal de Convívio Social e Segurança Comunitária (Semscs) estabilizou a área após um trabalho de remoção e demolição das estruturas com risco iminente de queda. Equipes da Secretaria de Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) estão comprometidas nas ações para recolhimento dos entulhos. Cerca de 40 homens trabalharam incansavelmente na demolição das casas e recolhimento de entulhos.

Outras ocorrências – Além do desabamento registrado no bairro do Ouro Preto, outra ocorrência, no bairro do Jacintinho, na Grota do Pau D’arco, aconteceu, com parte de uma barreira que já desabou e uma casa apresentou risco iminente de desabamento. Equipes da Defesa Civil de Maceió foram até o local e conseguiram realizar os atendimentos e as famílias foram retiradas.

No Jardim Petrópolis, na parte alta de Maceió, outra residência também apresenta risco de desabamento e uma equipe da Defesa Civil Municipal foi designada ao local realizando avaliações e garantindo a segurança e acomodação dos moradores do imóvel.

Na Grota do Aterro, no bairro do Barro Duro, um desabamento de residência também foi registrado e não houve registro de feridos. A Defesa Civil também segue no local.

Nas últimas 48h os bairros do Antares, Cidade Universitária, Benedito Bentes e Chã da Jaqueira foram os que mais registraram quantidade de chuva na capital.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h