Prefeitura de Maceió começa ações de prevenção para o período chuvoso nesta terça-feira (25)

Município vai promover limpeza de galerias, podas e supressão de vegetação. Ação começa no bairro Fernão Velho

Secom Maceió 24/01/2022 às 10:59
Prefeitura de Maceió começa ações de prevenção para o período chuvoso nesta terça-feira (25)
Ação de prevenção irá começar na Ladeira de Fernão Velho. Foto: Arquivo/Defesa Civil de Maceió

A Prefeitura de Maceió vai dar início aos trabalhos de prevenção para o período chuvoso da capital. Nesta terça-feira (25), técnicos da Defesa Civil de Maceió e das Secretarias Municipais de Infraestrutura, Desenvolvimento Sustentável e Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente estarão na Ladeira de Fernão Velho.

Inicialmente, os trabalhos serão de limpeza de galerias, poda e supressão de vegetação para buscar minimizar o impacto das chuvas no bairro histórico. Essas ações, ligadas ao programa Previne Maceió, possibilitarão começar a instalação de lonas de contenção em áreas com ameaça de deslizamento de barreira.

De acordo com a engenheira de Agrimensura da Defesa Civil de Maceió, Caroline Lima, que responde interinamente pela Diretoria de Planejamento e Redução de Risco, os trabalhos consideram a atualização de áreas de risco realizadas pela diretoria.

“Nós temos realizado sobrevoos com drone em alguns locais críticos de Maceió. Essa medida busca atualizar o levantamento de risco dessas comunidades, uma vez que após o período chuvoso de 2021, Maceió foi atingida por um volume de chuva considerado acima da normalidade para o período, o que altera os parâmetros de prevenção para as áreas de risco”, explicou a engenheira.

Na semana passada, a Defesa Civil Municipal realizou sobrevoos no Complexo Santa Helena, no bairro Chã da Jaqueira. A ação visa registrar imagens aéreas do local para realizar uma atualização da cartografia. Essas imagens irão apontar quais são as áreas que merecem uma maior atenção das ações de prevenção.

“Com essas imagens nós conseguiremos fazer uma atualização da cartografia dessas áreas e apontar medidas emergenciais, além e fazer encaminhamentos para que o município possa planejar ações para essas comunidades”, concluiu Caroline Lima.

Previne Maceió

O Programa tem como objetivo levar ações de prevenção, informação e advertir a população sobre possíveis danos provocados pelas chuvas. A ação das esquipes nas ruas é para tentar minimizar ao máximo os danos provocados durante o período chuvoso, previsto entre os meses de março a agosto.

O grupo é formado pela Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Superintendência de Desenvolvimento Sustentável e a Defesa Civil Municipal.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h