Prefeitura cria gabinete de crise para coordenar ações na área de risco de colapso

Gabinete define medidas que serão executadas pelo Município

Secom Maceió 29/11/2023 às 16:42
Prefeitura cria gabinete de crise para coordenar ações na área de risco de colapso
Gabinete de crise é criado pela Prefeitura para coordenar ações na área de risco e colapso. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

A Prefeitura criou nesta quarta-feira (29), um Gabinete de Crise para acompanhar a situação provocada pela Braskem e definir quais providências serão tomadas diante do iminente risco de colapso na mina 18.

A criação do gabinete ocorreu depois que os últimos sismos se intensificaram e houve um agravamento do quadro na região já desocupada, próximo ao antigo campo do CSA.

Na reunião foram discutidas as ações adotadas pelo Gabinete e definidas as medidas que serão executadas. O Gabinete é composto pelas secretarias de Saúde, Educação, Limpeza Urbana, Infraestrutura, Segurança Cidadã, Causa Animal, Desenvolvimento Sustentável, Habitação e Departamento de Transporte e Trânsito.

A Secretaria de Educação de Maceió vai disponibilizar escolas para que as famílias que precisam ser realocadas sejam acolhidas. Os espaços serão comandados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar que vai disponibilizar alimentação, cestas básicas, kits de limpeza, kits de higiene pessoal, entre outros.

Também serão disponibilizadas rações para cães e gatos, leitos em unidades de saúde, equipes de limpeza urbana, viaturas da Guarda Municipal e do Transporte e Trânsito.

O funcionamento do Gabinete de Crise será permanente no sentido de monitorar a área afetada pela tragédia e tomar todas as providências para salvar vidas. Todos os dias, o Gabinete de Crise irá manter comunicação direta com a população e a imprensa de Maceió, publicando boletins atualizados sobre o assunto.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h