Núcleos Comunitários de Defesa Civil realizam curso de primeiros socorros

Formação foi ministrada por agentes operacionais do órgão

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 03/09/2022 às 10:42
Núcleos Comunitários de Defesa Civil realizam curso de primeiros socorros
Capacitação ocorreu na base da Defesa Civil de Maceió. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Os voluntários que compõem o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC) realizaram nesta sexta-feira (2) um treinamento para aprender noções básicas de primeiros socorros. Os agentes operacionais da Defesa Civil, Audry Feitosa e Jaques Pedrosa, que são também socorristas, ministraram o curso.

Na capacitação, os participantes receberam orientações de como socorrer uma pessoa, quais procedimentos, forma correta de realizá-los, além da prática da simulação de um atendimento.

"É muito importante ter essa instrução, pois é essencial para salvar vidas”, reforçou Audry.

Os NUDEC's realizaram a simulação de um socorro, instruídos pela agente operacional da Defesa Civil. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Os NUDEC's realizaram a simulação de um socorro, instruídos pela agente operacional da Defesa Civil. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Os encontros de formação profissional são organizados pela Diretoria Social da Defesa Civil, que tem um cronograma de eventos das capacitações, incluindo as reuniões de planejamento das qualificações. O diretor social, Eugênio Dantas, enfatizou a importância do curso de primeiros socorros.

“É importante que os NUDEC’s possam estar mais preparados para o atendimento imediato em situações de emergência, aptos e seguros para salvar vidas até que o socorro mais adequado seja acionado”, ressaltou.

O que são os NUDEC’s

Os NUDEC's são voluntários que auxiliam a Defesa Civil na comunidade em que residem, orientando os moradores das áreas de risco e acionando os agentes operacionais em caso de ocorrência.

A parceria da Defesa Civil com os NUDEC's foi fundamental para que nenhuma morte fosse registrada na capital durante o último período chuvoso, já que os voluntários auxiliam na retirada das famílias em áreas de risco.

Por conhecerem os moradores da comunidade local, os Núcleos Comunitários já têm um olhar clínico para identificar as necessidades e acionar a Defesa Civil quando necessário.

Cronograma das próximas atividades

06/09 – Encontro comunitário

15/09 – Oficina de pluviômetro artesanal com NUDEC’s Mirins

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h