Novo monitoramento é realizado pela Defesa Civil no Residencial Vale do Amazonas

Residencial é atingido pelo movimento de massa na encosta

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 24/05/2023 às 15:46
Novo monitoramento é realizado pela Defesa Civil no Residencial Vale do Amazonas
Pontos foram demarcados para verificar se há avanço no fenômeno. Foto: Ascom Defesa Civil

A Defesa Civil de Maceió realizou, na manhã desta quarta-feira (24), a demarcação de pontos de controle para monitoramento da movimentação de massa no Residencial Vale do Amazonas, em Rio Novo.  O monitoramento tem por objetivo identificar se a movimentação continua ativa no local ou se estabilizou.

Após a demarcação dos pontos e coleta de dados, os técnicos fazem a análise e interpretação utilizando a Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC), disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

A cada mês, os técnicos farão nova coleta e análise de dados para que, caso seja averiguado que o fenômeno continua em evolução, possam apontar as medidas cabíveis para a segurança dos moradores.

“Utilizando essa técnica de monitoramento de superfícies, implantando marcos, é estabelecido um ponto fixo (base) interligado a outros pontos na área afetada, que são rastreados utilizando antena Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS). Em posse dos dados é possível identificar se houve deslocamento de um ponto para o outro, verificando assim, se o solo ainda está em movimento”, explica a engenheira de agrimensura e coordenadora do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió, Caroline Vasconcelos.

O que aconteceu no residencial

A Defesa Civil acompanha e monitora o caso desde a aparição das primeiras rachaduras nos imóveis e rebaixamento da via de acesso ao residencial. Em julho de 2022 as equipes atenderam ocorrências no local, que culminou na interdição de 24 residências e demolição de oito imóveis. Desde então, o órgão segue monitorando o local com vistorias frequentes, acompanhando ações de mitigação do risco.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h